segunda-feira, 2 de maio de 2022

Semana Eco-Escolas - #5 Água

Ao longo do segundo Período, os alunos das turmas do segundo ano, no âmbito do Projeto Eco Escolas, trabalharam o tema "Água". Com o trabalho desenvolvido, pretendeu-se sensibilizar a todos para a necessidade de pouparmos água, um bem precioso e indispensável à vida de todos os seres vivos.
Este tema foi trabalhado de uma forma interdisciplinar, articulando saberes de várias disciplinas. 
Assim, envolveu a disciplina de Português, com a exploração da obra literária "A Menina Gotinha de Água" e a criação da peça de teatro "Poupa água", apresentada neste âmbito. Envolveu ainda as disciplinas de Estudo do Meio, TIC e Cidadania, com a pesquisa do Ciclo da Água e a descoberta e registo de formas de todos pouparmos água. Também envolveu as disciplinas de Expressões Artísticas, tendo em conta que foi necessário preparar os cenários/ adereços do teatro e, no final, as turmas do segundo ano entoaram a canção "Poupa água", que aprenderam nas aulas de Expressão Musical.
Este trabalho envolveu os alunos das turmas L2A e L2B, que trabalharam de forma colaborativa.




domingo, 1 de maio de 2022

Dia da Mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio. O Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, mãe de Cristo.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
De modo a assinalar o Dia da Mãe, os nossos alunos meteram mãos à obra e projetaram uma prenda para oferecer, no dia pretendido, às suas queridas mães.
Esperamos do fundo do coração que tenham gostado, pois nós, as graúdas, vimos o empenho, o carinho e o amor que cada um dos alunos dedicou à medida que ia elaborando a prendinha.
Feliz dia a todas as mães.



sábado, 30 de abril de 2022

Hora do conto no Polo de Lousado da Biblioteca Camilo Castelo Branco

O prazer de ler é fundamental para o desenvolvimento da capacidade leitora, da compreensão, da fluência, dos conhecimentos, da curiosidade, da descoberta, da concentração, e existem tantos benefícios comprovados sobre a leitura e a sua importância, que na nossa escola continuamos esse caminho de estímulo à leitura nos nossos alunos desde muito cedo.
Ouvir histórias apelativas e cativantes é uma das muitas maneiras de contribuir para fomentar o gosto pela leitura.
Todos os meses, deslocamo-nos ao polo de Lousado da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e deixamo-nos envolver pelo mundo maravilhoso das histórias sempre bem dramatizadas pela D. Teresa.
No mês de abril destacamos a história “Uma noite caiu uma estrela” de David Machado, ilustrado por Paulo Galindro.
As turmas, por escalonamento, tiveram a oportunidade de completar os momentos de leitura da sala de aula, com estas atividades tão enriquecedoras.
Este livro aborda várias temáticas e proporcionou momentos de tertúlia muito interessantes, com reflexões pertinentes sobre várias situações contempladas ao longo do livro. Falou-se sobre a coragem, sobre superação, sobre a aventura de ser criança, sobre as possibilidades infinitas da nossa imaginação e sobre as consequências das nossas ações. Mais um mês com uma história muito motivadora para todos os anos de escolaridade!
O nosso sincero agradecimento por tantas histórias dinamizadas e por tantas iniciativas promovidas em prol dos nossos alunos!








sexta-feira, 29 de abril de 2022

Semana Eco-Escolas - #6 Bandeira Verde e Feirinha da Primavera

Hoje, aliámos uma atividade de que gostamos muito ao Eco-Escolas: a feirinha da Primavera.
O dia começou com o ato simbólico de hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas.
Este momento pretendeu apoiar e reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido por toda a equipa, ao longo do ano letivo 2020/2021 e terminou com o hino Eco-Escola da nossa escola.
Seguidamente, deu-se início à feira da Primavera, não sem antes os nossos alunos brindarem os convidados com belas músicas de primavera.
A adesão por parte dos diversos elementos desta comunidade, foi boa, tornando o nosso dia, num dia de grande entusiasmo, sobretudo no que diz respeito às crianças, que deram ainda mais brilho à feira, só pela presença dos pais e outros familiares.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

A importância da agricultura biológica

Conhecer e apropriar-se de conhecimentos teóricos para posteriormente os aplicar em contexto prático na nossa horta - “Ho(r)ta de semear” - foi um dos objetivos da vinda da colaborada das Hortas Urbanas de Famalicão (HUFA) com a sua mascote, a joaninha, à nossa escola e a todas as salas de aula.
Os alunos começaram por ouvir falar sobre as HUFA e sobre a sua utilidade (algumas turmas da nossa escola já as visitaram para alargar o seu conhecimento sobre áreas de cultivo do seu Município). De seguida, visualizaram um power point com muitas dicas e alertas sobre a operacionalização da agricultura biológica na nossa horta e nas hortas dos familiares dos alunos. Falou-se sobre a compostagem, sobre a origem dos alimentos, as diferenças entre as agricultura biológica e a “tradicional”, o uso dos fitofarmacêuticos, a importância das plantas aromáticas e dos insetos. Aprenderam as fases da vida da joaninha e a relevância de cada uma delas para a preservação da qualidade dos alimentos.
Foi uma visita repleta de importantes conhecimentos e de aprendizagens para a vida!




quarta-feira, 27 de abril de 2022

Semana Eco-Escolas - #2 Resíduos

Este é o segundo ano em que a nossa escola adere ao Programa Internacional da “Foundation for Environmental Education” desenvolvido em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Devido ao trabalho dinamizado na escola no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, recebemos o galardão – a bandeira verde Eco-Escolas do ano letivo 2020/2021.
Este ano, de maneira a continuar a envolver os alunos para a dinamização de atividades e práticas associadas aos princípios deste programa, foi pedido a cada ano de escolaridade uma atividade relacionada com uma das quatro temáticas abordadas: água, energia, resíduos e espaços exteriores.
Apesar do compromisso de todos com TODOS os temas, nesta semana houve uma distribuição de temáticas por anos, para uma partilha e para uma diversidade profícuas de boas práticas educativas.
Aos alunos do 4.º ano foi proposto o trabalho e apresentação do tema dos resíduos. Envolvidos no compromisso e sempre com um espírito colaborativo, as turmas L4A e L4B reuniram-se por diversas vezes, formaram grupos e criaram uma peça de teatro intitulada “Através do tempo”. Nesta peça houve uma “viagem” pelo tempo, comparando situações do passado com o presente. Dançaram a melodia da Sónia Araújo “Planeta Azul”, sensibilizaram e ensinaram sobre os locais apropriados para a colocação dos resíduos com quadras elaboradas pelos alunos e, no final, entoaram, em uníssono, o hino do Eco-Escolas “Vamos reciclar” com letra da professora Sandra Costa, adaptado para a música de Rui Veloso “Não há estrelas no céu”.
No final, os sentimentos de satisfação, de alegria e de companheirismo estavam bem patentes nos rostos dos alunos. Foi uma atividade que contribuiu para o desenvolvimento holístico dos alunos e que lhes proporcionou momentos de aprendizagens significativas!
Fica o compromisso de continuar a trabalhar no programa Eco-Escolas! 
Vamos contribuir para um planeta melhor! Um planeta para todos e com todos!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Semana Eco-Escolas - #1 Energia

Hoje na nossa escola, deu-se início à semana Eco-Escolas. Esta semana consistirá num conjunto de atividades relacionadas com os temas trabalhados no projeto, nomeadamente a água, a energia, os resíduos, os espaços exteriores, entre outros e que serão apresentados pelas turmas da escola.
Os alunos das turmas L3A e L3B, do terceiro ano, começaram a semana e apresentaram o tema Energia, através de uma campanha de sensibilização  aos colegas das outras turmas.
Esta campanha teve como principais objetivos a sensibilização  para o consumo sustentável de energia, evitando os seus desperdícios e  a promoção para a a utilização de energias renováveis.
Os outros alunos para além de ser convidados a ser parceiros nesta luta, comprometeram-se a pertencer à Eco Brigada da Energia, e a evitar desperdícios de Energia e colocaram a sinalética de apelo à poupança de energia,  que os alunos do terceiro ano propuseram,  nas suas aulas de aula.