quinta-feira, 5 de março de 2020

"Se eu fosse...engenheiro agrónomo".

No dia 2 de maio, a turma L4A participou na atividade "Se eu fosse...engenheiro agrónomo", no Pólo da Biblioteca de Lousado.
O principal objetivo desta atividade é permitir estreitar a relação comunidade/biblioteca enquanto espaço educativo e informativo, além de dar a conhecer carreiras profissionais. Neste caso, foi dada a conhecer a vida profissional de um engenheiro agrónomo, para, quem sabe, fomentar nas crianças ideais futuros. Todos os alunos revelaram muito interesse por esta profissão.
E o que faz um engenheiro agrónomo?
1- Este profissional estuda, investiga e aperfeiçoa a evolução genética das espécies vegetais tentando encontrar soluções para as pragas e doenças que eventualmente possam surgir nas plantas e que causam decréscimo de produtividade e rendimento;

2- Este profissional estuda, investiga e aperfeiçoa a evolução genética das espécies animais (melhoramento genético das características inerente a cada raça/espécie);

3- Investiga muito sobre culturas agrícolas e cria novos métodos produtivos podendo melhoras os que já existem;

4- Orienta todas as fases do ciclo cultural das diferentes culturas: sementeira, fertilização, rega, drenagem,colheita, armazenamento, combate a pragas e doenças, rendimento final da cultura, entre outros;

5- Estuda a qualidade dos solos, e aplica técnicas e estudos de forma a melhorar a sua estrutura;

6- Planeia, licencia e executa projetos agrícolas;

7- Estuda métodos de prevenção e tratamento de pragas e doenças das plantas;

Além de ficarem a conhecer mais acerca desta profissão, os alunos foram levados a refletir acerca dos gastos de água no cultivo de plantas e na criação de animais e foram sensibilizados para a necessidade de evitar o desperdício de comida. 
De acordo com o engenheiro que dinamizou esta sessão, no nosso planeta não há falta de comida, ela está é mal distribuída, o que faz com que haja pessoas a passarem fome e outras a desperdiçarem. Assim, cada um de nós deve fazer o possível para reduzir estas desigualdades e tentar acabar com a fome no mundo!


quarta-feira, 4 de março de 2020

Filosofia para Crianças...

As crianças desde a sua mais tenra idade manifestam uma enorme curiosidade e não se cansam de interrogar os pais ou professores para satisfazer a sua curiosidade pelo desconhecido, que fazem deles uns pequenos filósofos. Assim, reagem da mesma forma que o filósofo no impulso genuíno de conhecer o que o rodeia.
Tendo em conta este pressuposto, os alunos da turma L4A iniciaram sessões de Filosofia para crianças. Esta atividade enquadra-se no projeto Quarto Ano a Crescer, e é realizada em articulação com a Nova Acrópole de Famalicão.
Espera-se com esta atividade, criar um espaço de questionamento, de reflexão, de criatividade, dominado pelas percepções das crianças face ao seu mundo próximo e mais alargado e que promova a aquisição dos valores éticos, o desenvolvimento das competências lógicas, o desenvolvimento da sensibilidade estética, o conhecimento de si e do mundo.



COVID-19