... alunos em ação por um planeta.
Os alunos desta turma aliaram-se ao protesto Mundial e, em grupos, executaram cartazes que alertam e incentivam para a sustentabilidade do Planeta.
Esta sexta-feira, 27 de setembro, os estudantes voltaram a fazer greve pelo clima, mas, desta vez, quiseram que toda a população se juntasse a eles.
As greves climáticas de setembro de 2019, também conhecidas como Semana Global do Futuro, são uma série de greves e protestos internacionais liderados por jovens e adultos para exigir que sejam tomadas medidas para combater as mudanças climáticas e faz parte da greve escolar pelo movimento climático, inspirado pela ativista climática suecaGreta Thunberg.
Na nossa escola, e à sua maneira, os alunos não quiseram deixar de comemorar este dia, pois esta é uma situação que os preocupa.
Sendo os «Homens de amanhã», é natural que a preocupação com o planeta exista. Deste modo, nas salas, abordou-se esta temática através de visualização de documentários, filmes, animações, diálogos e partilha de ideias e elaboraram-se cartazes alusivos a toda esta problemática.
Os alunos do 1.º e 2.º ano transformaram-se em guardiões do Planeta e com a sua «coroa mágica» distribuíram e transmitiram pensamentos positivos de alerta e ajuda ao planeta.
Os alunos do 3.º e 4.º ano distribuíram à saída um flyer aos pais.
Celebra-se na próxima quarta-feira, dia 25 de Setembro, o Dia Mundial do Leite Escolar.
Celebrar o Dia Mundial do Leite Escolar oferece a oportunidade das escolas de todo o país lembrarem os benefícios do leite para a saúde das crianças em idade escolar.
Iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), que celebra este ano a sua 19.º edição em mais de 40 países, o Dia Mundial do Leite Escolar, visa realçar a importância do leite na alimentação de todas as crianças.
A ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios) preparou uma mensagem e um folheto com o intuito de lembrar esta celebração.
No dia 13 de setembro realizou-se a cerimónia de “Apadrinhamento” às turmas do 1.º ano, pelos alunos do 4.º ano.
Esta atividade teve como objetivos principais facilitar a adaptação ao contexto escolar dos novos alunos, promover atitudes de responsabilidade nos mais velhos e desenvolver o espírito de entreajuda e convívio entre todos.O nervosismo dos mais novos era evidente mas depois de esclarecidas as suas dúvidas sobre o funcionamento da escola, houve tempo para a troca de mimos e de um trabalho partilhado.
A cerimónia decorreu muito bem, todos participaram com muito entusiasmo e no final, padrinhos e afilhados partilharam conversas e sorrisos e a esperança de um futuro feliz.
Mas este apadrinhamento não se cinge apenas ao primeiro dia. Existe um compromisso de apadrinhamento, de convívio e até de protecção ao longo do ano letivo.