terça-feira, 3 de dezembro de 2019

"Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"



Anualmente comemorado a 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, realiza-se desde 1998, e tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos seus direitos e do seu bem-estar.
Hoje, nas salas de aula, falou-se sobre esta questão, e não o comemoramos de forma mais efusiva, pois todos os dias fazemos questão de celebrar a diferença. Todos os tipos de diferença. Apresentou-se este pequeno anúncio que para além de aludir à diferença, o faz relativamente à igualdade e ao amor.
E foi isso que os alunos entenderam de imediato. Que quando existe amizade e amor a diferença é muito ténue.
Se olharmos bem para as pessoas, conseguimos imaginar que do peito de cada uma delas sai um brilho de luz intenso que a ilumina...
Se, nos aproximarmos sem medo e, olharmos diretamente para a luz, parecemos começar a viajar apressadamente à velocidade dessa mesma luz, indo aterrar num tapete vermelho aveludado a que deram o nome de coração.
E isso acontece com cada uma das pessoas que vamos conhecendo. Muitas vezes o raio de luz é mais intenso e nós apegamo-nos mais facilmente, usando essa luz para fazer fazer brilhar ainda mais a nossa vida. Outras vezes o brilho é menos intenso, e a chama apaga-se.
No entanto, apesar das diferentes diferenças que nos tornam especiais, a verdade é que somos todos iguais!

1 comentário: