quarta-feira, 16 de março de 2022

O cérebro e o tempo

Inserida na Semana Internacional do Cérebro, duas cientistas/investigadoras e uma professora universitária visitaram a nossa escola para dinamizarem uma palestra e proporem aos alunos duas atividades experimentais relacionadas com o cérebro ao longo do tempo.
Curiosos e motivados, os alunos do 4.º ano partiram à descoberta de um dos órgãos mais atrativos do corpo – o cérebro e desenganem-se as mentes mais céticas, de que crianças tão jovens não possuem aprendizagens prévias sobre este assunto.
Foi uma palestra muito interventiva, com muitas questões, sempre respondidas com muita assertividade e paciência pelas doutoras que também ficaram surpreendidas pelos conhecimentos demonstrados pelos nossos alunos.
Albert Einstein valoriza precisamente a curiosidade numa das suas célebres frases “O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a própria razão de existir” e foi isso que os alunos praticaram durante toda a atividade… Questionaram sobre o sonho, o sonambulismo, movimentos involuntários e voluntários, tamanho e funcionalidades do cérebro, os seus constituintes…
Tantas aprendizagens foram desenvolvidas. Claro que o momento mais esperado foram as duas atividades experimentais relacionadas com amostras de cérebros de ratos (em idades distintas) e de um peixe.
No final, as duas turmas cantaram a música “Sou um cientista” e ofereceram um pequeno miminho por toda a amabilidade e disponibilidade. Foi um gesto de agradecimento às doutoras por terem contribuído para o crescimento holístico dos alunos!
Na Escola Básica de Lousado, o valor da gratidão está sempre presente. Obrigada!



1 comentário:

  1. É bom ver o envolvimento das crianças no processo de aprendizagem. Gratidão pelo vosso empenho e dedicação.

    ResponderEliminar