Crescer ao som da Música

Crescer ao som da Música


Considerando que o slogan do Projeto Educativo do nosso agrupamento é "Uma Escola que Aprende" resolvemos desenvolver um projeto de escola que ajude nessa aprendizagem. Crescer ao som da Música” será um Projeto cheio de surpresas. Como o próprio título indica, estará relacionado intimamente com a música, será um Projecto envolto em “musicalidade”.
No entanto, este Projeto vai remeter-nos para outra temática. O que se pretende é que os alunos explorem a música como uma realidade em constante mudança e que o façam também com a própria realidade que os envolve e que muitas vezes “não veem”.
Na nossa vida ouvimos várias músicas. Desde criança somos invadidos pela música, deixando-nos levar por certos estilos, tomando-os “os nossos estilos musicais”. No entanto, estes estilos que referenciamos como nossos não são únicos, existem muitos outros que desconhecemos. Isto acontece também com a realidade em que vivemos. “A nossa vida”, a vida que tomamos como nossa. No entanto, assim como a “nossa música” não é única, a “nossa vida” também não o é. Existem muitos géneros musicais diferentes daqueles que conhecemos e apreciamos.
O que pretendemos com este projeto é alargar o conhecimento sobre os estilos musicais existentes para que os nossos alunos aprendam a apreciar a música conhecendo muito mais do que aquilo que ouvem nos meios de comunicação social. A apreciação da música dá-se pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical. Os alunos serão estimulados a comunicar e a exprimir-se pela música, através da interpretação, improvisação e composição. 

Este ano vamos partir à descoberta da música que nos rodeia e que está para além de nós. Este ano vamos caminhar sempre lado a lado com a música. 

2 comentários:

  1. Olá durante o lanche e actividades escolares mais ludicas poderiam ouvir música ou sempre que o professor achar adquado , pois acho que a música acalma deixa os mais atentos e interessados beijinhos

    ResponderEliminar