quarta-feira, 4 de junho de 2025
“Detetives do Ar”: uma missão científica cheia de descobertas no 2.º ano!
segunda-feira, 2 de junho de 2025
Uma viagem inesquecível com o Playnetário
sexta-feira, 30 de maio de 2025
Dia da Criança: com espuma e... gelados!
quinta-feira, 22 de maio de 2025
🌿 Projeto eTwinning “Healthy and Happy Kids” promove hábitos saudáveis na Escola EB de Lousado
A Escola EB de Lousado está a participar no projeto europeu eTwinning “Healthy and Happy Kids”, uma iniciativa que visa sensibilizar os alunos para a importância de uma vida ativa e equilibrada, em articulação com escolas de vários países da Europa.
Ao longo dos
últimos meses, os nossos alunos envolveram-se em diversas atividades que
combinam diversão, aprendizagem e bem-estar, promovendo rotinas saudáveis tanto
na escola como em casa.
🥦 Fevereiro: Alimentação saudável e
bem-estar
O projeto
arrancou com grande entusiasmo! Em fevereiro, realizámos conversas e jogos
online sobre alimentação saudável, criámos pequenas refeições como saladas de
fruta e sandes vegetais na nossa mini-cozinha e demos largas à imaginação na
construção de pirâmides alimentares com colagens. As sessões de yoga infantil,
acompanhadas de histórias, proporcionaram momentos de relaxamento e consciência
corporal.
🍎 Março: Pequeno-almoço equilibrado e
jogos ao ar livre
Durante o
mês de março, os alunos participaram na criação de um eBook colaborativo
intitulado “Healthy Breakfast”, com sugestões de pequenos-almoços
saudáveis partilhadas entre todas as escolas envolvidas. Também realizámos
atividades com os robots Bee-Bot sobre alimentos saudáveis, desenhámos pratos
equilibrados com a ferramenta Colorillo e divertimo-nos com jogos ao ar livre —
corridas de estafetas, saltos de barreiras e jogos de lançamento de bolas.
🌳 Abril: Natureza em família e
exercício físico
Em abril, a
natureza foi o palco principal das atividades. Os alunos e as suas famílias
fizeram caminhadas ao ar livre, observaram aves, identificaram plantas e
passaram fins de semana ativos com atividades como futebol, jogging ou idas à
praia. As crianças partilharam depois as suas experiências com os professores.
Ainda neste mês, voltaram a entrar em ação as Bee-Bot com atividades sobre
desporto, e todos praticaram exercício físico em família com o apoio de um
vídeo interativo.
Este projeto
tem sido uma experiência enriquecedora que está a ajudar os nossos alunos a
desenvolverem hábitos saudáveis para toda a vida, ao mesmo tempo que promove a
partilha cultural, o trabalho colaborativo e o uso de ferramentas digitais.
Através do “Healthy
and Happy Kids”, estamos a construir um futuro mais saudável, mais ativo e
mais feliz para todos!
domingo, 18 de maio de 2025
Turma L3A Explora a História e a Indústria Local no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
Os alunos da turma L3A realizaram recentemente uma visita de estudo ao Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Esta atividade, integrada na II Parte da maleta pedagógica do museu, proporcionou uma viagem educativa pela história e pelo património industrial da região.
Ao longo da
visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as características
naturais do vale do Ave, compreendendo de que forma estas favoreceram o
desenvolvimento da agricultura e impulsionaram o processo de industrialização
do concelho no final do século XIX e início do século XX.
Através de
momentos interativos e de observação direta, exploraram algumas das principais
etapas do processo de produção têxtil, como fiar e tecer,
reconhecendo a complexidade e a importância desta indústria. Foram também
convidados a conhecer figuras históricas marcantes, como Narciso
Ferreira, que tiveram um papel central no crescimento económico da região.
A visita
permitiu ainda identificar Riba de Ave como um dos polos industriais mais
significativos de Vila Nova de Famalicão, destacando-se na transição de uma
economia agrícola para uma economia industrial. Os alunos refletiram sobre a vida
quotidiana dos operários, as condições em que trabalhavam e as
transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo, estabelecendo pontes
entre o passado e o presente.
De forma
articulada, os objetivos da visita centraram-se em promover o conhecimento do
território, valorizar o património local e compreender o impacto da indústria
têxtil no desenvolvimento económico e social do concelho, reforçando a
ligação dos alunos à história da sua comunidade.
A
experiência foi vivida com entusiasmo e curiosidade, permitindo uma
aprendizagem ativa e significativa fora do contexto da sala de aula.