quarta-feira, 27 de abril de 2022

Semana Eco-Escolas - #2 Resíduos

Este é o segundo ano em que a nossa escola adere ao Programa Internacional da “Foundation for Environmental Education” desenvolvido em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Devido ao trabalho dinamizado na escola no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, recebemos o galardão – a bandeira verde Eco-Escolas do ano letivo 2020/2021.
Este ano, de maneira a continuar a envolver os alunos para a dinamização de atividades e práticas associadas aos princípios deste programa, foi pedido a cada ano de escolaridade uma atividade relacionada com uma das quatro temáticas abordadas: água, energia, resíduos e espaços exteriores.
Apesar do compromisso de todos com TODOS os temas, nesta semana houve uma distribuição de temáticas por anos, para uma partilha e para uma diversidade profícuas de boas práticas educativas.
Aos alunos do 4.º ano foi proposto o trabalho e apresentação do tema dos resíduos. Envolvidos no compromisso e sempre com um espírito colaborativo, as turmas L4A e L4B reuniram-se por diversas vezes, formaram grupos e criaram uma peça de teatro intitulada “Através do tempo”. Nesta peça houve uma “viagem” pelo tempo, comparando situações do passado com o presente. Dançaram a melodia da Sónia Araújo “Planeta Azul”, sensibilizaram e ensinaram sobre os locais apropriados para a colocação dos resíduos com quadras elaboradas pelos alunos e, no final, entoaram, em uníssono, o hino do Eco-Escolas “Vamos reciclar” com letra da professora Sandra Costa, adaptado para a música de Rui Veloso “Não há estrelas no céu”.
No final, os sentimentos de satisfação, de alegria e de companheirismo estavam bem patentes nos rostos dos alunos. Foi uma atividade que contribuiu para o desenvolvimento holístico dos alunos e que lhes proporcionou momentos de aprendizagens significativas!
Fica o compromisso de continuar a trabalhar no programa Eco-Escolas! 
Vamos contribuir para um planeta melhor! Um planeta para todos e com todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário