quarta-feira, 25 de maio de 2022

Exposição “My Machine”, e o sonho tornou-se realidade…

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove iniciativas que convergem para as áreas de competências do Perfil do Aluno, sendo o projeto MyMachine um exemplo muito fiel do que se pretende alcançar e desenvolver num aluno do séc. XXI.
Implementado em diversos países, o projeto MyMachine tem como objetivo promover as áreas científicas e tecnológicas, através da implementação de uma metodologia que permite a colaboração entre crianças e alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, ensino profissional e universitário, empresas e outras entidades, transformando ideais de máquinas em realidade”. A ideia base deste projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.
E foi exatamente o que a turma L4B fez no ano letivo transato, quando apresentou a todos os alunos do 3.º ano a sua “máquina” vencedora e que iria representar o Agrupamento de Escolas de Ribeirão: um cão robô chamado Afetos.
Esta máquina foi pensada para animar o nosso recreio junto da casinha de madeira, e ensinaria aos alunos a importância do carinho, transmitindo mensagens motivacionais para os alunos, respondendo com o abanar da cauda a gestos de carinho e com o latido a iniciativas menos assertivas; teria sempre com ele uma malinha de primeiros socorros para evitar a deslocação das nossas auxiliares e tornar o momento dos curativos mais agradável com a presença de um cãozinho; teria uma colunas de som com músicas para animar o espaço e seria, ainda, um aspirador para ajudar a limpar a área envolvente da casinha!
Hoje, dia 25 de maio, um ano e meio após a sua ideia e, com o auxílio dos alunos de design da Universidade Lusíada e das escolas profissionais, no nosso caso particular da Forave, o sonho tornou-se realidade! Visualizamos ao vivo e a cores o nosso querido Afetos e as restantes máquinas - projetos muito interessantes e igualmente importantes para as escolas.
Obrigada a todos!
Ajudaram-nos a acreditar na importância dos nossos sonhos, tal como outrora António Gedeão escreveu “…o sonho comanda a vida (…) sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.”

Sem comentários:

Enviar um comentário