domingo, 10 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher

 “Porque não se trata de flores, mas do direito a florescer. Porque não se trata de palavras bonitas, mas do direito a ter voz. Porque não se trata de oferecer um presente, mas do direito a escolher o futuro. Para que, um dia, já não seja necessário um Dia da Mulher: seria essa a melhor e mais grandiosa homenagem a todas aquelas e a todos aqueles que lutaram e lutam pelo direito a ser pessoa e conhecem o verdadeiro sentido da humanidade”.

Elisabete Bárbara, lado.a.lado

No dia 8 de março, os nossos alunos foram desafiados a conhecer mulheres, nacionais e mundialmente conhecidas, que fizeram a diferença pelos mais variados motivos: descobertas científicas, lutas pelos direitos das mulheres, pelos direitos civis, a conquista do direito ao voto…
Tantas lutas tiveram que ser travadas por mulheres que se afirmaram, que não baixaram os braços nem a voz à submissão, que reivindicaram direitos e alcançaram tantas glórias e vitórias! Tantas homenagens teriam de ser feitas às mulheres desconhecidas, incógnitas que diariamente fazem a diferença no mundo, mas tivemos que investigar as que se destacaram e ficaram conhecidas por isso!
Criar nos nossos alunos e alunas a vontade de mudar o mundo, de fazer a diferença, de serem resilientes e de lutarem pelos seus sonhos são valores que devem ser sempre preconizados e incentivados. Conhecer a história de  vida de algumas destas mulheres incríveis tornou-os também sensíveis para a
temática da Igualdade do Género abordada na Cidadania e Desenvolvimento.
Refletirem sobre o caminho percorrido até hoje e aprenderem um pouco de cada uma foi uma mais valia na difusão da mensagem de igualdade e de equidade.
Os belos trabalhos de expressão plástica exibidos na nossa escola refletem o quanto este dia foi significativo! Venham conhecer um pouco da história destas mulheres e maravilhem-se como nós! A exposição ficou fantástica! Aos nossos alunos, autores destes magníficos trabalhos, voem alto e que nada vos impeça de alcançar os vossos sonhos!

“Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”
Frida Kahlo

Sem comentários:

Enviar um comentário