quarta-feira, 20 de março de 2024

Visita de estudo ao "Diário do Minho"

No passado dia 20 de março de 2024, no âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola Básica de Lousado, os alunos do 3.º ano tiveram a oportunidade única de explorar os bastidores dum meio de comunicação social. A visita de estudo às instalações do "Diário do Minho", em Braga, proporcionou-lhes uma visão fascinante do processo de criação de um jornal, desde a sua redação até à impressão final.
A excitação era notória quando os alunos foram recebidos pelo Diretor de Informação, senhor Damião Pereira. Este deu-lhes as boas-vindas e explicou-lhes o papel crucial que um jornal desempenha na comunidade, fornecendo notícias e informações essenciais.
A seguir, os alunos foram guiados através do labirinto de salas, onde os jornalistas estavam imersos na pesquisa, redação e edição de histórias. Puderam observar de perto o frenesim da atividade, incluindo o estúdio de gravação dos programas emitidos no DMtv, enquanto os repórteres investigavam, entrevistavam fontes e redigiam artigos sobre os mais variados temas, desde política local até eventos culturais.
Mas a visita não parou por aí. Os alunos foram conduzidos até à área de produção, onde as páginas do jornal começam a ganhar vida. Testemunharam o processo impressionante de design gráfico, onde as imagens e os textos são habilmente combinados para criar layouts atrativos.
O ponto alto da visita foi, sem dúvida, a passagem pela gráfica. Os olhos dos alunos brilhavam de admiração ao compreenderem como os enormes rolos de papel se transformam em exemplares de um jornal.
No decorrer da visita, os alunos foram convidados a colocar as suas próprias questões sobre o dia-a-dia de um jornalista, o processo de seleção de notícias e os desafios enfrentados pelo jornalismo de hoje.
A visita ao "Diário do Minho" não ofereceu apenas uma experiência educativa única, mas também inspirou os alunos a apreciar o trabalho árduo e dedicado por trás de cada edição de jornal. Foi, sem dúvida, um momento que ficará gravado nas suas memórias por muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário