quarta-feira, 2 de junho de 2021

Hor(t)a de semear!

Integrado nas atividades do projeto Eco Escolas, a nossa escola decidiu implementar, no presente ano letivo, uma horta biológica. Trata-se de uma atividade que visa a promoção de práticas sustentáveis, assim como a sensibilização da comunidade educativa para os benefícios da agricultura biológica.
Permite também que as nossas crianças percebam que o que comemos vem da terra e que é «metendo as mãos na terra», que a podemos valorizar, respeitar e consequentemente preservar.
A partir de uma ideia e muita vontade, a obra surgiu!
Mas isso só aconteceu num tempo record, pois mais uma vez tivemos a ajuda da Associação de Pais, que em conjunto com um grupo de pais assegurou a preparação inicial do terreno, e forneceu as plantas para a primeira instalação das culturas.
Ainda só estamos no princípio, mas, aos poucos, lá iremos!
Agora, graças ao empenho destes queridos pais, queremos transmitir aos nossos alunos alguns valores como o de que sem trabalho não há nada (e temos de nos esforçar para conseguir algo) e que se devem terminar as tarefas que se começam, custe o que custar, pois, no final, vamos sentir-nos recompensados e perceber que o esforço valeu a pena.
É nossa intenção promover os cuidados necessários para que a horta produza, de forma simbólica, alguns produtos para utilização interna. Para tal, pretende-se que os alunos encarem esta atividade como uma mais valia na valorização do espaço escola, esforçando-se por manter a horta em boas condições.





4 comentários: