segunda-feira, 28 de junho de 2021

Uma semana de Paintball cheia de aventuras

 


Uma atividade que os alunos da EB/JI de Lousado desconheciam, mas que depois desta experiencia a vontade em repetir é enorme.

Ainda há pouco mais de um mês, em plena Feira da Primavera, os alunos da EB1/JI Lousado perguntavam o que era o Paintball. Tinham acabado de saber que haveria um mês inteiro dedicado ao dia da criança e estavam empolgados. Queriam conhecer as atividades. Quem quer que estivesse a debitar o decorrer não conseguia conter o entusiasmo quando chegava à quarta semana: “E depois PAINTBALL!”. Uma pausa a aguardar o entusiasmo dos alunos. Um balde de água fria despejado pela cabeça abaixo: olhares de quem estava a escutar uma língua estrangeira pela primeira vez era a única resposta. E nem a explicação do que era o Paintball os entusiasmava assim muito.

Hoje tudo mudou. Hoje os alunos da EB1/JI Lousado não só sabem o que é o Paintball como perguntam quando vão os Rangers da Póvoa voltar. E durante toda a semana foi comum escutar dos meninos e meninas que terminavam a atividade “Obrigado/a professor Bruno! Adorei!”

E foi esse o sentimento que professores e pais carregaram durante toda a semana: Gratidão. Uma imensa gratidão aos Rangers da Póvoa, acompanhada por uma renovada fé na humanidade. E como nós precisamos de gratidão e fé na humanidade nos tempos que correm!

Sabem quanto custa alugar todo o equipamento necessário para uma hora de Paintball? E multiplicar esse valor por oito? E o transporte? E a montagem? E quanto custam as bolas de tinta que os nossos meninos e meninas tanto gostaram de disparar e até guardar de recordação? E o material estragado por acidente? Sabem quanto custa? Sabem?

Se não são sabedores, bem-vindos ao clube, pois Escola de Lousado também não. Foi tudo oferta dos Rangers da Póvoa.

Quando os Rangers da Póvoa conheceram os valores e missão associados ao mês da criança, partilhados no primeiro artigo dedicado ao tema, juntaram-se ao projeto de alma e coração. Porquê?

Porque também eles acreditam e praticam o lema da Escola EB1/JI Lousado: Crescer com Valores.

Esta semana os alunos desta escola sentiram bem fundo e registaram para a vida um dos valores mais essenciais à essência humana: a Gratidão.

Foram muitos, mesmo muitos, os que espontaneamente agradeceram ao professor Bruno, dinamizador da atividade, a mesma. E sempre de coração, não porque alguém lhes dizia para o fazer. Há melhor maneira de aprender? Há melhor forma de crescer?

EB1/JI Lousado e Rangers da Póvoa acreditam que não. Basta pensar: alguma vez algum psicopata, agressor, ou qualquer outro pária da sociedade é capaz de sentir gratidão e o exprimir de forma emocionada? A mim também me parece que não.

Então, alunos e alunas de Lousado, o mês é vosso, só vosso. O nosso bem-haja são os vossos sorrisos, as vossas gargalhadas e as vossas partilhas emocionadas.

Crescei saudáveis, com raízes bem plantadas nos Valores que aprendeis e voai, voai bem longe semeando o resultado de uma infância bem vivida mesmo quando parece que “o mundo gira ao contrário e os rios nascem no mar”.



Sem comentários:

Enviar um comentário