Educação Parental



O Município de Vila Nova de Famalicão com as escolas que integram a Rede Local de Educação e Formação do Concelho, encontra-se a desenvolver o Projeto Concelhio de Educação Parental, com o objetivo de apoiar os pais a responder aos desafios com que se confrontam e a proporcionar contextos de promoção de uma parentalidade positiva.
Nos estabelecimentos de ensino foi criada uma equipa de profissionais que está procurando atingir o lema do projeto: Escolas Amigas das Famílias. Constituída por um comissário escolar para a parentalidade e conselheiros de orientação parental está disponível para apoiar os pais no exercício dos seus papéis parentais. Estas equipas escolares são coordenadas, trabalhando em rede, em estreita parceria com a Equipa Municipal da Parentalidade, que, por sua vez, faz a ponte com a Coordenadora Científica do Projeto.

Na nossa escola a educadora Ercília Martins é a conselheira responsável pelo projeto.

Estas equipas desenvolvem um conjunto de ações, nomeadamente, aconselhamento individual e oferta de participação em programas de educação parental. Desenvolvem-se ações de formação que foquem formas de disciplina não violenta, que promovam relações saudáveis entre pais e filhos e que orientem os pais para comportamentos de controlo disciplinar, construtivos e positivos, adequados ao desenvolvimento da criança e jovem e respeitadores dos seus interesses e opiniões.

2 comentários: