quarta-feira, 16 de junho de 2021

ColorADD na nossa escola

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo GADI, foi disponibilizado um rastreio visual aos alunos do 3º ano através da implementação do “Programa ColorADD nas Escolas.
Por um lado, o objetivo deste programa, com a Ação "Ver e Sentir as Cores", é sensibilizar e alertar os alunos, professores, pais, encarregados de educação e toda a comunidade educativa para a questão do daltonismo. Por outro lado, fez-se também um rastreio visual aos alunos.
Para se implementar o "Programa ColorADD nas Escolas" aos 1.041 alunos de 3.º ano de escolaridade, o Município de Vila Nova de Famalicão disponibilizou uma equipa da ColorADD com técnicos do GADI e técnicos da visão (optometristas) para assegurarem os rastreios.
No final, foi entregue um Kit ColorADD às crianças e serão disponibilizados relatórios por turma/escola.

 













Uma semana de equilíbrio, consciência corporal e emocional

 

Omundo anda demasiado depressa.



Ao entramos na segunda semana de Junho parecia que o dia da criança já tinha ficado bem lá trás, num outro tempo e vida. Exceto na EB/JI Lousado. Aqui ainda se ia para a segunda hora do dia 1 de junho (metaforicamente falando, como tão gosta de dizer a aluna Ana Rodrigues). Era o início da segunda semana do mês da criança: A Semana do Movimento

Por ironia do destino o calor apertava na semana que era dedicada ao movimento. Ou seria mais uma mensagem divina para abrandarmos o ritmo e aproveitar a vida ao máximo?

Como diz a sabedoria popular, «se a vida nos dá limões, fazemos limonada!». O que traduzido para o contexto em questão significa: vamos ao Yoga, movimento que abranda e nos traz para o momento presente, o único que realmente existe pois o passado já se foi e o futuro ninguém conhece.

Na escola de Lousado somos abençoados, possuímos limões gourmets: a professora Maria José Dias, Yoga Kids Baby Teacher, arregaçou as mangas, juntou-se à equipa organizadora e promotora do mês da criança e generosamente ofereceu uma excelente aula de yoga a todas as turmas da nossa escola. Praticaram equilíbrio, consciência corporal e emocional, trabalho de equipa e muito mais. Alguns pais reportaram há posteriori que os filhos queriam mais. E mais irão ter, mas isso são notícias para o próximo ano…”

Quer saber mais?

Na próxima semana haverá mais momentos para partilhar.








Atividades escolares do mês da criança iniciaram com matemática.

 Era uma vez um menino que queria aprender a jogar damas.”

Este podia ser o início de um qualquer conto de encantar, mas foi antes o princípio do mês da criança na escola de Lousado.

E assim começou a primeira de seis semanas de muita diversão, com a aprendizagem de damas, por grupo turma, ainda antes da festa de inauguração.

De segunda a sexta as crianças da escola EB1 Lousado divertiram-se com a matemática, entre jogos de tabuleiro em sala de aula, xadrez gigante e brincadeiras extra.

Pelo meio, as contas para a inauguração, porque os professores, auxiliares e pais também precisam de brincar e exercitar. E as contas que são precisas para dançar com toda a turma, sem exceção e sem exclusão de nenhum aluno? Estas professoras são mesmo génios da matemática! Façam o favor de ver a prova nas fotos partilhadas.

No Jardim de Infância comemorava-se o arranque do mês da criança com a presença de um insuflável. E para aqueles que possam pensar que não há nada de matemático num insuflável, haviam de ver as rápidas aptidões adquiridas a formar grupos de 3 e 6 alunos (que iam para o insuflável à vez) e a análise matemática requerida para perceber “quando volta a ser a minha vez?” Foi tanto o esforço e dedicação à aprendizagem, que até as professoras e auxiliares ficaram de cabeça para o ar. Mais uma vez, é só ver para confirmar.

E, claro, no dia 1 de Junho teve que haver a festa do gelado. Afinal Dia da criança sem gelado é como Natal sem Pai Natal de Chocolate ou Páscoa sem Ovo da Páscoa.

Semana concluída, primeira missão cumprida.

Venha, agora, a semana do movimento.







Espetáculo de magia no Jardim de Infância de Lousado

 


segunda-feira, 7 de junho de 2021

A nossa horta parece um jardim!

A nossa escola está cada vez mais rica!
Recentemente, e como já aqui foi partilhado, nasceu mais um desafio, integrado no projeto Eco-escolas: a Hor(t)a de semear.
Com a preciosa ajuda dos encarregados de educação, trabalhou-se a terra há muito esquecida, fizeram-se os canteiros e as crianças munidas de rebentos e sementes deram-lhe vida. 
É a nossa horta, que todos os dias vemos crescer e transformar-se.
Os feijões da turma L1A germinaram rapidamente e exibem os seus longos caules decorados com folhas verdes. 
Os pimentos da turma L1B competem em tamanho com o alho francês. 
As ervas aromáticas que a turma L2A transplantou, espalham o seu aroma e chamam à atenção quem por ali passa. 
 Os pés de curgetes da L2B, crescem a olhos vistos e vaidosos exibem as suas folhas redondas. 
Os pés das framboesas da turma L3B invejam os morangos da turma L3A que exibem os seus primeiros frutos. 
A turma L4A só tem olhos para os seus tomates Cherry, enquanto a L4B acaricia as suas alfaces. T
udo isto, sob o olhar atento e carinhoso da «Palhinhas», a nossa espantalha, que lança pozinhos de perlim, pim, pim, para as culturas se desenvolverem.
A cada dia, o gosto pela nossa horta cresce! Que o digam os encarregados de educação que a certa altura nos fizeram uma surpresa e transformaram a nossa horta num jardim!