quinta-feira, 28 de abril de 2022

A importância da agricultura biológica

Conhecer e apropriar-se de conhecimentos teóricos para posteriormente os aplicar em contexto prático na nossa horta - “Ho(r)ta de semear” - foi um dos objetivos da vinda da colaborada das Hortas Urbanas de Famalicão (HUFA) com a sua mascote, a joaninha, à nossa escola e a todas as salas de aula.
Os alunos começaram por ouvir falar sobre as HUFA e sobre a sua utilidade (algumas turmas da nossa escola já as visitaram para alargar o seu conhecimento sobre áreas de cultivo do seu Município). De seguida, visualizaram um power point com muitas dicas e alertas sobre a operacionalização da agricultura biológica na nossa horta e nas hortas dos familiares dos alunos. Falou-se sobre a compostagem, sobre a origem dos alimentos, as diferenças entre as agricultura biológica e a “tradicional”, o uso dos fitofarmacêuticos, a importância das plantas aromáticas e dos insetos. Aprenderam as fases da vida da joaninha e a relevância de cada uma delas para a preservação da qualidade dos alimentos.
Foi uma visita repleta de importantes conhecimentos e de aprendizagens para a vida!




quarta-feira, 27 de abril de 2022

Semana Eco-Escolas - #2 Resíduos

Este é o segundo ano em que a nossa escola adere ao Programa Internacional da “Foundation for Environmental Education” desenvolvido em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Devido ao trabalho dinamizado na escola no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, recebemos o galardão – a bandeira verde Eco-Escolas do ano letivo 2020/2021.
Este ano, de maneira a continuar a envolver os alunos para a dinamização de atividades e práticas associadas aos princípios deste programa, foi pedido a cada ano de escolaridade uma atividade relacionada com uma das quatro temáticas abordadas: água, energia, resíduos e espaços exteriores.
Apesar do compromisso de todos com TODOS os temas, nesta semana houve uma distribuição de temáticas por anos, para uma partilha e para uma diversidade profícuas de boas práticas educativas.
Aos alunos do 4.º ano foi proposto o trabalho e apresentação do tema dos resíduos. Envolvidos no compromisso e sempre com um espírito colaborativo, as turmas L4A e L4B reuniram-se por diversas vezes, formaram grupos e criaram uma peça de teatro intitulada “Através do tempo”. Nesta peça houve uma “viagem” pelo tempo, comparando situações do passado com o presente. Dançaram a melodia da Sónia Araújo “Planeta Azul”, sensibilizaram e ensinaram sobre os locais apropriados para a colocação dos resíduos com quadras elaboradas pelos alunos e, no final, entoaram, em uníssono, o hino do Eco-Escolas “Vamos reciclar” com letra da professora Sandra Costa, adaptado para a música de Rui Veloso “Não há estrelas no céu”.
No final, os sentimentos de satisfação, de alegria e de companheirismo estavam bem patentes nos rostos dos alunos. Foi uma atividade que contribuiu para o desenvolvimento holístico dos alunos e que lhes proporcionou momentos de aprendizagens significativas!
Fica o compromisso de continuar a trabalhar no programa Eco-Escolas! 
Vamos contribuir para um planeta melhor! Um planeta para todos e com todos!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Semana Eco-Escolas - #1 Energia

Hoje na nossa escola, deu-se início à semana Eco-Escolas. Esta semana consistirá num conjunto de atividades relacionadas com os temas trabalhados no projeto, nomeadamente a água, a energia, os resíduos, os espaços exteriores, entre outros e que serão apresentados pelas turmas da escola.
Os alunos das turmas L3A e L3B, do terceiro ano, começaram a semana e apresentaram o tema Energia, através de uma campanha de sensibilização  aos colegas das outras turmas.
Esta campanha teve como principais objetivos a sensibilização  para o consumo sustentável de energia, evitando os seus desperdícios e  a promoção para a a utilização de energias renováveis.
Os outros alunos para além de ser convidados a ser parceiros nesta luta, comprometeram-se a pertencer à Eco Brigada da Energia, e a evitar desperdícios de Energia e colocaram a sinalética de apelo à poupança de energia,  que os alunos do terceiro ano propuseram,  nas suas aulas de aula.




 

segunda-feira, 25 de abril de 2022

O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de Abril. A data celebra a revolta dos militares que a 25 de Abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários teve o apoio da população portuguesa, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-ministro. Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).Desta forma o dia 25 de Abril é conhecido como o Dia da Liberdade.
Na nossa escola foi comemorado, através da leitura de livros relacionados com a temática, ao som das músicas que passaram nas rádios naquele dia, e através da elaboração de textos e desenho de imagens.





sexta-feira, 22 de abril de 2022

Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Em Abril assinala-se o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Por isso, para assinalar esta data, na escola fazem-se algumas atividades para que se perceba que qualquer criança ou jovem pode ser alvo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contexto online, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico, e para que saibamos que todos nós podemos e devemos ajudar a parar este flagelo.
Em Abril, e sempre, todos temos o dever de proteger as crianças e jovens e de prevenir qualquer forma de violência. 
Somos todos agentes muito importantes, na segurança de todos os elementos da nossa comunidade!



Dia Mundial da Terra

Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Assim, todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.