terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Votos de...

 ...um excelente:


"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Que esta época festiva seja repleta de alegria, paz e união. Que o espírito de Natal nos inspire a partilhar amor, solidariedade e gratidão.
Aproveitem este tempo para descansar, desfrutar da família e recarregar energias para um novo ano cheio de desafios e aprendizagens!
Boas festas e um próspero Ano Novo!



quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Festa de Natal: dias de magia e emoção

Nos passados dias 16 e 17 de dezembro, a nossa escola encheu-se de brilho, alegria e espírito natalício com a tão aguardada Festa de Natal. Este evento especial reuniu alunos, professores e famílias num ambiente de celebração e partilha.
A festa foi organizada por anos de escolaridade, permitindo que cada turma tivesse o seu momento para brilhar. Com muito empenho, dedicação e amor, os alunos presentearam as suas famílias com as mais belas atuações natalícias, que encantaram e emocionaram todos os presentes.
Desde canções tradicionais a encenações cheias de magia, passando por coreografias e poesias natalinas, cada apresentação refletiu o espírito de união e alegria que caracteriza esta época do ano.
O empenho dos alunos e o apoio dos professores fizeram com que cada momento fosse verdadeiramente especial.
As famílias, orgulhosas e emocionadas, aplaudiram calorosamente cada atuação, demonstrando o quanto valorizam o esforço e o talento das crianças. Foi um evento marcado por sorrisos, carinho e a verdadeira essência do Natal: o amor e a partilha.
Agradecemos a todos os que contribuíram para o sucesso desta festa e desejamos que este espírito de união e alegria permaneça nos corações de todos durante todo o ano!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Casa- Museu Camilo Castelo Branco

No âmbito do programa educativo “Viagens pelo património Cultural”, os alunos das turmas L3A e L3B partiram à descoberta do património cultural do Município, desta vez na Casa-Museu Camilo.
Este programa tem como objetivos primordiais:
- Fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho;
- Dar a conhecer aos mais jovens o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território;
- Reconhecer a importância do património e da história local;
- Apoiar o desenvolvimento das aprendizagens essenciais;
- Incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.
(Fonte: famalicaoeducativo.pt)

Estes objetivos são concretizados de forma faseada: primeiro com a dinamização da figura de Camilo Castelo Branco, na sala de aula, com a respetiva maleta pedagógica. A segunda parte proporciona aos alunos a vivência no local com a respetiva visita guiada à Casa – Museu Camilo.
Os alunos aprenderam muito sobre a vida e obra deste grande escritor português. Com a aproximação da celebração do bicentenário do seu nascimento, esta atividade ainda fez mais sentido na promoção de aprendizagens significativas nos alunos do 3.º ano. Esta Casa-Museu é considerada a maio memória viva de Camilo! Os alunos puderam reviver a história através da visualização de objetos antigos, quadros, livros, espaços físicos…
Se ainda não teve a oportunidade de visitar este património do nosso concelho, aconselhamos vivamente!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

A geologia e o património local na infância

Os serviços educativos do Parque da Devesa oferecem à comunidade educativa do município uma panóplia de atividades enriquecedoras e promotoras de aprendizagens mais significativas.
Observar, escutar, contactar, refletir e concluir foram as várias ações propostas aos alunos do 3.º ano da turma L3B, no dia 4 de dezembro.
Iniciaram a excursão pelo parque na dinamização da atividade “Pequenos Geólogos”, visualizando rochas diferentes, compreendendo as funções de um geólogo e analisando diferentes tipos de solo e as suas propriedades.
Aprender através da experimentação consolida as aprendizagens atribuindo uma valorização diferente.
Na segunda parte da atividade visitaram a exposição da Casa do Território e alargaram os seus conhecimentos sobre o património cultural do concelho, viajando através das diferentes freguesias pelos monumentos mais relevantes, num mapa interativo. A monitora mostrou fotografias de edifícios importantes e os alunos identificavam-nos, situando-os na freguesia correspondente.
Foram duas atividades muito interessantes e que despertaram a vontade e aprender sempre mais!
Sair da escola e partir à descoberta de novas aprendizagens, reforçando as aprendizagens essenciais do currículo dos alunos, ganha cada vez mais relevância na sociedade atual.
Um agradecimento especial à equipa que nos recebeu e atendeu às nossas questões com muita paciência e cordialidade.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Se eu fosse…uma nutricionista

A Biblioteca Municipal da Camilo Castelo Branco, em parceria com o polo de Lousado, proporcionou aos alunos da turma L3B a oportunidade de conversar com uma das nutricionistas do Município – a dra. Adriana Gomes.
Esta iniciativa, inserida no projeto + Leitura + Aprendizagem, designada “Se eu fosse…” aborda a temática das profissões e tem sempre convidados com as mais variadas profissões.
Desta vez, a turma L3B esteve à conversa com uma nutricionista. Profissão importante na prevenção de doenças e na reeducação alimentar, entre outras. De salientar que os dados do COSI Portugal (2022), sistema de vigilância nutricional infantil integrado no estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative da Organização Mundial da Saúde/Europa, em 2021/2022, apontam para uma percentagem de 31,9% de crianças em excesso de peso. Sensibilizar as nossas crianças e famílias para a importância das escolhas alimentares do dia-a-dia e de como podem alterar pequenos hábitos menos saudáveis por outros mais saudáveis e nutricionalmente mais ricos, tem sido uma mais valia na nossa escola.
A dra. Adriana abordou, na sua palestra, os três grandes grupos de intervenção: a nutrição coletiva, a nutrição clínica e a comunitária.
Para sistematização das aprendizagens adquiridas, foi proposto um desafio mais prático: descobrir erros alimentares propositadamente incluídos num plano alimentar e numa ementa escolar, aplicando assim toda a teoria abordada.
Os alunos aprenderem tudo sobre esta profissão e têm, no futuro, uma opção de saída profissional, se assim o desejarem!
Um agradecimento especial à D. Teresa e à nutricionista, dra. Adriana, por nos receberem tão bem!