sábado, 10 de outubro de 2015

Ler



Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade os psicólogos consideram que a capacidade de ler se desenvolve desde os seis meses e deve ser treinada regularmente com a ajuda dos adultos.
A leitura de livros em casa, tem efeitos muito relevantes no desenvolvimento das crianças porque os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem, alargam o seu conhecimento do mundo e desenvolvem a inteligência e a imaginação.
 Partindo deste princípio deixamos algumas “dicas” para que as crianças também contactem com os livros em casa.

Sugestões para a leitura em casa:

- Escolher obras curtas que possam ser lidas sem cansar as crianças;
- Mostrar a capa, mostrar os livros, falar sobre as ilustrações e conversar sobre a história;
- Ler em voz alta livros com imagens atraentes e conteúdo acessível;
- Fazer perguntas e conversar sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens;
- Verificar se  as crianças estão a compreender bem, deixando-as exprimir o que sentem em relação às personagens, às ilustrações, às mensagens;

- Se gostarem muito voltar a ler a mesma história uma ou várias vezes, pois é frequente as crianças quererem ouvir várias vezes uma história que lhes agrada.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com a importância da leitura. Os pais serão sempre os primeiros promotores do despertar desse gosto e de cultivar nos seus filhos hábitos de leitura. António Torrado escreve algo muito interessante a esse respeito "(...) há que demonstrar-lhe que a leitura é o prolongamento da fala e da alegria do ouvir contar, do ouvir ler. Cada história guarda a voz de quem a contou ou leu, a que vai acrescentar-se a voz de quem pela primeira vez vai desvandá-la, descobri-la, lê-la."

    ResponderEliminar
  2. O poder dos livros desde criança faz milagres o meu filhote tinha 4 anos e eu no meio de tantas histórias em casa engraçado o meu filho adora brinquedos mais carros mas no natal passado pediu pa lhe oferecer um livro mas não um livro qualquer um do faísca mcqueen pois é o seu carro preferido... antes de iniciar o ensino básico ele já sabia ler!!!
    Foi o poder intemporal dos livros que o cativa cada dia para ouvir participar e até ler histórias para os pais ....:-)♥

    ResponderEliminar