sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Oficina «A D. Soledade Malvar»...

Os alunos do da turma L4B, no dia vinte e três de janeiro, visitaram a Casa-museu Soledade Malvar, para participar na oficina «A D. Soledade Malvar» e a partir da imagem de D. Soledade Malvar, construir uma boneca representativa da D. Soledade.
Soledade Malvar nasceu a 19 de Agosto de 1909, na Quinta da Portela, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão. Desde criança que Soledade Malvar sonhava ser artista - chegou mesmo a receber aulas de canto - mas foi a arte das antiguidades que lhe proporcionou a sua realização pessoal e profissional. Por ela se apaixonou e aí encontrou oportunidade para concretizar os seus anseios.A vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária aliada à convivência social, mas sobretudo a devoção à arte, e ao gosto pela leitura permitiram-lhe ir selecionando com paixão,
mas também com sabedoria e rigor uma coleção de arte, riquíssima, original e diversificada, onde as jóias em ouro e prata, as faianças e a pintura convivem em perfeita harmonia com o mobiliário dos séculos XVIII e XIX, e a arte sacra, onde se destaca uma imagem do séc. XVI.
A ideia de doar ao povo o fruto do seu trabalho acompanhava-a hà muitos anos. A conjugação de vários factores proporcionou que este seu desejo se consumasse em 1998, através de um acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que consigna o compromisso da autarquia de construir uma Casa-Museu, mediante a cedência da sua colecção de arte e do imóvel que o acolhe, projectado pelo Arq. Eduardo Martins e construído nos anos de 1955/57, pelo Eng. Pinheiro Braga. A Casa-Museu Soledade Malvar dispõe ainda de uma galeria para acolhimento de exposições temporárias.
Os alunos gostaram bastante desta atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário