segunda-feira, 11 de novembro de 2019

No dia de s. Martinho, vá fazer um magustinho!

Hoje comemorou-se o dia de São Martinho, uma das celebrações que marcam o outono, e este dia foi comemorado com muita alegria e grande animação!
Esta data, para além da partilha das castanhas assadas, traz-nos à lembrança um valor fundamental que deve crescer de dia para dia, nos corações de cada um de nós: a bondade. 
É essencialmente essa a lição que devemos retirar desta celebração: devemos ser bons connosco e para com os que nos rodeiam, como foi S. Martinho.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. 
Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. 
De repente, o frio parou e o tempo aqueceu, o que se  acredita ter sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
Neste dia, manda a tradição  assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Por norma, o tempo melhora e o sol aparece, surgindo  o verão de São Martinho.
Foi o que se fez na nossa escola: durante o período da manhã, as aulas decorreram normalmente, com a leitura e dramatização da lenda de S. Martinho e realização de  outras atividades alusivas a esta data festiva. 
No período da tarde, celebramos o S. Martinho.Até parece que se deu novamente o milagre, pois o sol brilhou mais intensamente e aqueceu o magusto da nossa escola.


Sem comentários:

Enviar um comentário