terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Viagem no tempo…Casa-Museu de Camilo Castelo Branco

Os alunos da turma L3B realizaram hoje uma visita de estudo à Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide. 
Esta casa maravilhosa foi mandada construir por Pinheiro Alves, primeiro marido de Ana Plácido, por volta de 1830, quando regressou do Brasil na posse de avultada fortuna. Aquando da morte de Pinheiro Alves, em Julho de 1863, Camilo mudou-se com Ana Plácido para a quinta, pois era património legado ao filho de Ana, Manuel Plácido. 
Com esta visita, os alunos ficaram deslumbrados com a beleza do mobiliário apresentado, bem como com o grande número de obras produzidas por Camilo Castelo Branco, destacando-se a obra “ Amor de Perdição”. 
Ficaram a conhecer melhor a vida do escritor e da sua família, podendo-se praticamente visualizar o seu dia a dia em contacto com os objetos expostos. Esta atividade foi bastante enriquecedora e possibilitou aos alunos uma “pequena viagem ao Passado”, tendo sido retratados, durante a visita de estudo, alguns costumes do século XIX e hábitos particulares do escritor.
No final da visita, os alunos mostraram vontade em preservar o património histórico do nosso concelho, despedindo-se com alegria e, simultaneamente, com saudade daquela casa riquíssima em histórias para contar, em cada uma das suas belas divisões…


Sem comentários:

Enviar um comentário