segunda-feira, 3 de agosto de 2020

ATL/CAF

A associação de pais da Escola de Lousado tem o objetivo de proporcionar, em conjunto com a equipa de professores da escola, atividades e experiências que visem o sucesso e a felicidade dos nossos educandos. Para além disso, temos também como princípio apoiar os pais na educação dos seus filhos, proporcionando, entre outras dinâmicas, a Componente de Apoio à Família (CAF). 

A Componente de Apoio à Família (CAF) tem por objetivo apoiar a escola e os encarregados de educação, no horário não letivo, através de atividades-pedagógicas específicas, assentando, fundamentalmente, na ideia de que este é o espaço e o tempo da criança, onde ela terá a possibilidade de brincar livremente mas também poderá participar em atividades estruturadas e organizadas, de uma forma lúdica e pedagógica.

Para o próximo ano letivo, estabeleceu-se um protocolo com a JPSampaio. A JP Sampaio- atividades educativas, em colaboração com a Associação de pais da EB de Lousado, irá dinamizar um projeto inovador e diferenciador, com técnicos especialistas (professores), que desenvolverão atividades lúdico-pedagógicas em ateliers.

Durante a CAF, a JP Sampaio propõe a realização das referidas atividades em forma de Ateliers, sendo estes um palco onde a criança/aluno assume o seu papel de protagonista na representação, interpretação e projeção do seu conhecimento, garantindo uma clara democratização da escola. 
Assim sendo, os ateliers propostos pela JP Sampaio são: Atelier de Construção de Brinquedos, Dança, Yoga, Artes Marciais, Música, Teatro, Expressões Plásticas, Ciências Experimentais, Culinária entre outros. Para além destes ateliers, será realizado o Apoio ao Estudo sempre que houver trabalhos de casa e/ou fichas de avaliação, em articulação com as professoras titulares de turma e a coordenação da escola.

É importante salientar que os ateliers serão alterados periodicamente de acordo com as preferências das crianças e para que as mesmas tenham o máximo de vivências possíveis. 

O atelierista (Professor) será um profissional que, na escola, apresentará uma formação diferente, encorajando as crianças/alunos a vivenciar experiências pedagógicas tão variadas quanto possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário