As preocupações ambientais devem ser incutidas desde muito cedo nas crianças, mais do que teorias, os alunos necessitam de aprender a fazer!
O Gabinete de Sensibilização Ambiental do Município proporcionou um excelente momento de aprendizagem no workshop que dinamizou sobre “Compostagem” aos alunos da turma L4B, no dia 24 de janeiro.
Com o início da nossa horta pedagógica no ano transato “Hor(t)a de semear” no terreno da nossa escola, tornou-se importante conhecer e alargar os conhecimentos sobre a agricultura biológica e os adubos naturais como é o caso do composto obtido através da compostagem.
Em primeiro lugar, os alunos exploraram, em conjunto com a técnica Lia, todos os conceitos necessários para a compreensão do que é a compostagem, o que origina, os locais adequados para a colocação do compostor, tipos de compostor, o que colocar no seu interior, qual a ordem para a sua colocação, que animais intervêm e o que fazer ao composto final. Claro que este diálogo foi sempre acompanhado com muitas questões próprias de quem está curioso com as novas descobertas.
A parte mais apreciada foi fazer a compostagem seguindo a teoria que anteriormente aprenderam. Os alunos mexeram nos resíduos biológicos, cortaram em pedacinhos pequenos, separaram por cores e foram colocar no compostor.
No final ainda fizeram um percurso pedestre até ao compostor que está localizado no parque da Devesa, observando a flora e fauna com a ajuda da técnica Lia do GSA.
A atividade foi uma mais-valia para o desenvolvimento da sensibilidade ambiental, refletindo na frase explorada no powerpoint visualizado “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Sem comentários:
Enviar um comentário