terça-feira, 11 de março de 2025

"Apresentação do livro infantil “Os Lendários Eco-Heróis” encanta jovens leitores

Hoje, dia 11 de março, no âmbito da Semana da Leitura e em articulação com o projeto Eco-Escolas, realizou-se a apresentação do livro infantil Os Lendários Eco-Heróis, da autoria de Ivo Arantes. O evento, que decorreu num ambiente de grande diversão e aprendizagem, conquistou todos com uma narrativa surpreendente.
Ivo Arantes, natural de Vila Nova de Famalicão, é cantor, compositor, maestro, escritor e professor de educação musical. Durante a apresentação, o autor não só falou sobre a importância da preservação do meio ambiente, como também envolveu os participantes em atividades interativas, tornando a experiência ainda mais cativante. Esta obra pretende despertar nos mais novos a consciência ecológica de forma lúdica e educativa. Os alunos saíram desta atividade com mais conhecimento sobre a importância da reciclagem e da proteção da natureza, inspirados pelas aventuras dos eco-heróis.
Para tornar o momento ainda mais especial, todos os presentes foram brindados com uma sessão musical conduzida pelo próprio autor, reforçando a forte ligação que tem com a música.
Esta iniciativa reforça o compromisso das escolas em promover hábitos sustentáveis e incentivar o gosto pela leitura, unindo cultura e ecologia numa experiência enriquecedora para todos.




segunda-feira, 10 de março de 2025

Um mergulho na leitura com histórias inspiradoras

A Semana da Leitura arrancou com grande entusiasmo e uma visita muito especial! A contadora de histórias Beatriz Rios veio à nossa escola encantar os alunos com a história dos Super-Miúdos, um conto cheio de magia e aventura que deixou todos de olhos brilhantes. Com a sua forma cativante de narrar, Beatriz transportou as crianças para um mundo de coragem, amizade e superpoderes que vêm do coração.
Além deste momento inesquecível, as atividades do dia continuaram com a "Hora do Conto", onde todas as turmas participaram em sessões de leitura dinamizadas por professores e alunos. Este ano, as histórias escolhidas homenagearam mulheres inspiradoras, dando a conhecer figuras que marcaram a história em diferentes áreas, como a ciência, a arte e a literatura.
O recreio também ganhou um novo encanto com a "Biblioteca ao Ar Livre". Almofadas, tapetes e livros espalhados pelo espaço convidaram os alunos a sentarem-se e mergulharem em histórias fantásticas, mostrando que a leitura pode ser uma aventura a céu aberto.
Foi um primeiro dia cheio de imaginação, partilha e descoberta, dando o pontapé de saída para uma semana repleta de momentos inesquecíveis!





Semana da Leitura


 

sábado, 8 de março de 2025

segunda-feira, 3 de março de 2025

Carnaval 2024: Alegria e Consciência Ambiental em Lousado

No passado dia 1 de março, a freguesia de Lousado encheu-se de cor, alegria e consciência ambiental com o desfile de Carnaval, no qual a nossa escola teve uma participação muito especial.
Com o tema "Juntos Protegemos o Planeta", os alunos deram vida a uma celebração repleta de criatividade, destacando a importância da preservação do meio ambiente.
Com fantasias inspiradas na natureza, nos oceanos, na reciclagem, nos animais em risco de extinção e na energia sustentável, os participantes sensibilizaram todos os presentes para a necessidade de cuidar do nosso planeta. Entre sorrisos e muita animação, desfilaram com entusiasmo, mostrando que pequenas ações podem fazer a diferença na construção de um mundo melhor.
Este evento foi um verdadeiro exemplo de como o Carnaval pode ser mais do que uma festa: pode ser também uma oportunidade de educar e inspirar. Agradecemos a todos os alunos, professores e famílias que tornaram este momento inesquecível.
Juntos, protegemos o planeta! 🌍

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Museu da Indústria Têxtil – uma viagem ao passado

No âmbito do programa educativo “Viagens pelo Património Cultural”, os alunos da turma L3B foram à descoberta do património cultural do Município, desta vez no Museu da Indústria Têxtil.
Este programa tem como objetivos primordiais: fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho, dar a conhecer o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, reconhecer a importância do património e da história local, entre outros.
A maleta pedagógica (parte I) vem à sala de aula com uma dinâmica muito apreciada pelos alunos, onde são apresentadas várias imagens repletas de situações reais e de conhecimentos teóricos importantes para a compreensão e apropriação da história local. Depois desta dinamização que também serve como motivação e estímulo da curiosidade e da vontade de aprender mais por parte dos alunos, estes viajam até ao Museu, neste caso concreto, até ao Museu da Indústria Têxtil (parte II), e lá deixam-se levar pelas maravilhosas explicações, semelhante a uma viagem ao passado, imaginando a forma de vida tão dura daquela época, do trabalho infantil, das etapas de trabalho de uma empresa, desde a origem e extração do algodão, por exemplo, até à saída do produto final, ouviram falar de fome, de trabalho árduo, de acidentes de trabalho, de injustiça social, da poluição dos rios, do analfabetismo…
Tanto aprenderam e muito se surpreenderam com as dificuldades de uma criança nessa altura! 
Enalteceu-se a figura do grande impulsionador do têxtil em V.N de Famalicão, o sr. Narciso Ferreira.
Foi uma viagem ao passado enriquecedora e geradora de novas aprendizagens com toda a certeza!




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

2.º Conselho Eco-Escolas

No passado dia 12 de fevereiro, realizou-se o 2.º Conselho Eco-Escolas na nossa escola.. Este evento decorreu em formato de videochamada e contou com a participação de todas as turmas da escola e do Jardim de Infância de Lousado.Para além da comunidade escolar, estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Lousado e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Pólo de Lousado. A presença destas entidades reforçou a importância do programa Eco-Escolas na sensibilização para a sustentabilidade e na implementação de iniciativas ecológicas na comunidade.
O Conselho teve início com a apresentação dos elementos que compõem o Eco-Conselho. Cada membro foi identificado e destacou-se a sua função dentro do projeto Eco-Escolas, reforçando a importância do trabalho em equipa.
Na segunda parte da sessão, foi apresentada a Auditoria Ambiental realizada à escola e aos alunos. Este estudo teve como objetivo avaliar os hábitos ecológicos da comunidade escolar e identificar áreas que necessitam de melhorias para tornar a escola um espaço mais amigo do ambiente. Durante a sessão, foram abordados temas como a gestão de resíduos, a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente.
No terceiro ponto da ordem de trabalhos, foi apresentada a nossa sugestão para o Plano de Ação. Este plano inclui medidas concretas para melhorar a sustentabilidade da escola, incentivando práticas ecológicas como a redução do desperdício, a reutilização de materiais e o aumento da participação em projetos ambientais. A proposta foi debatida e enriquecida com sugestões dos participantes, garantindo um compromisso coletivo na sua implementação. Os alunos tiveram ainda oportunidade de expressar as suas ideias e propor soluções para tornar a escola um local mais sustentável.
No último ponto do Conselho, foram dadas algumas informações importantes sobre o programa Eco-Escolas e apresentadas fotografias das atividades já realizadas. Estas imagens ilustraram o envolvimento da comunidade escolar em diversas iniciativas ambientais, reforçando o compromisso dos alunos, famílias e professores com a sustentabilidade.
Esta reunião marcou assim mais um passo importante no compromisso da escola com a educação ambiental e incentivou toda a comunidade educativa a adotar comportamentos mais ecológicos. A iniciativa foi bem recebida pelos participantes e servirá de base para futuras ações no âmbito do programa Eco-Escolas.