quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Visita à Escola de Educação Rodoviária!

No dia 1 de fevereiro, os alunos da turma L4B foram numa visita de estudo, à Escola de Educação Rodoviária. Uma visita há muito aguardada, com muita expectativa!
Se, por um lado foi a oportunidade de visitar um local novo e habitualmente fechado à comunidade em geral, por outro, permitiu mais uma vez, que os alunos, aprendessem da forma que mais gostam: divertindo-se.
Juntando-se o útil ao agradável, numa fase inicial, exploraram-se os conteúdos relacionados com a segurança rodoviária através de um power point com situações da vida real, para de seguida, os alunos  passearem pela “cidade”, na condição de peões, ciclistas ou automobilistas, sempre cumprindo as normas de segurança!
No final receberam um diploma, uma “carta de condução” e um flyer com algumas atividades.
Refere-se que a temática da Segurança Rodoviária também é abordada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no entanto, com estas atividades transdisciplinares, os alunos desenvolvem aprendizagens e capacidades, não só teóricas, mas também vivenciais.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

A turma L4B, na descoberta da importância da compostagem

As preocupações ambientais devem ser incutidas desde muito cedo nas crianças, mais do que teorias, os alunos necessitam de aprender a fazer! 
O Gabinete de Sensibilização Ambiental do Município proporcionou um excelente momento de aprendizagem no workshop que dinamizou sobre “Compostagem” aos alunos da turma L4B, no dia 24 de janeiro. 
Com o início da nossa horta pedagógica no ano transato “Hor(t)a de semear” no terreno da nossa escola, tornou-se importante conhecer e alargar os conhecimentos sobre a agricultura biológica e os adubos naturais como é o caso do composto obtido através da compostagem. 
Em primeiro lugar, os alunos exploraram, em conjunto com a técnica Lia, todos os conceitos necessários para a compreensão do que é a compostagem, o que origina, os locais adequados para a colocação do compostor, tipos de compostor, o que colocar no seu interior, qual a ordem para a sua colocação, que animais intervêm e o que fazer ao composto final. Claro que este diálogo foi sempre acompanhado com muitas questões próprias de quem está curioso com as novas descobertas.
A parte mais apreciada foi fazer a compostagem seguindo a teoria que anteriormente aprenderam. Os alunos mexeram nos resíduos biológicos, cortaram em pedacinhos pequenos, separaram por cores e foram colocar no compostor.
No final ainda fizeram um percurso pedestre até ao compostor que está localizado no parque da Devesa, observando a flora e fauna com a ajuda da técnica Lia do GSA.
A atividade foi uma mais-valia para o desenvolvimento da sensibilidade ambiental, refletindo na frase explorada no powerpoint visualizado “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.



domingo, 23 de janeiro de 2022

A GNR e a Educação Ambiental



No dia 21 de janeiro, a turma L2A participou numa ação de sensibilização para os problemas ambientais mais comuns na comunidade local. Esta ação foi dinamizada por um agente da GNR, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário – Destacamento Territorial de Barcelos.
Com esta ação, pretendeu-se sensibilizar os alunos para a temática ambiental, sobretudo para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas.
Os conteúdos abordados foram transmitidos de uma forma simples, recorrendo a imagens, e com uma linguagem adaptada à faixa etária dos alunos.
A turma mostrou bastante interesse nesta temática, tendo prestado muita atenção ao agente e participado com bastante interesse na ação.
Os alunos mostraram compreender a importância da defesa do ambiente no futuro e a necessidade da preservação da fauna e flora (animais e plantas) e também aprenderam conceitos basilares como: maus-tratos a animais, espécies protegidas, queimas e queimadas e separação de resíduos.



sábado, 22 de janeiro de 2022

Compostagem , no Parque da Devesa

A gestão de resíduos é um problema comum e crescente, que obedece a regras e disposições legais de cariz comunitário, passando também, as soluções de minimização desta realidade pelas atitudes individuais de cada cidadão.
Foi nesta base e também na de contribuir para a formação de cidadãos ativos e conscientes, que os alunos da turma L4A, se deslocaram ontem, dia vinte, aos Serviços Educativos do Parque da Devesa, para participar numa sensibilização sobre a compostagem.
Os objetivos desta atividade, foram dar a conhecer a compostagem e método de implementação e promover a utilização de composto e a reciclagem orgânica.
Esta atividade serviu para aumentar os conhecimentos da turma envolvida, sobre a importância de valorizar os resíduos mas também, promover a sua valorização, através da compostagem ou recolha seletiva, cada vez que não nos é possível evitar que cada recurso se torne num resíduo.





quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Alunos...à cata do vento!

Os alunos da turma L3B, participaram hoje, dia vinte de janeiro, na atividade "Vamos à cata do vento", que decorreu na Casa do Território, no Parque da Devesa, em Famalicão.
Nesta atividade, procurou-se sensibilizar os alunos para utilização de energias renováveis e sustentáveis, ficando os alunos a saber mais sobre estas energias, designadamente sobre o aproveitamento da água, do sol e da força do vento.
No final de toda a explicação, os alunos construíram um cata-vento, e puderam em loco, perceber a força que o vento exerce para que as hélices do cata-vento rodem.
Foi uma atividade muito enriquecedora, que permitiu aos alunos aliar aprendizagem e brincadeira.



terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Conhecer e a valorizar o património… em Guimarães

A escola promove a conexão entre a educação, a cultura e a ciência, e proporcionar atividades que estimulem esta base humanista é fulcral na sociedade atual.
Tendo por base esta conexão, os alunos do quarto ano foram Guimarães descobrir uma das 7 Maravilhas de Portugal: o Castelo de Guimarães.
A visita iniciou com um teatro de marionetas sobre a vida D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, tendo sido realizadas aprendizagens suplementares às exploradas em contexto escolar. 
Desta forma, a vivenciar os locais históricos, com guias pacientes e informados, os alunos foram descobrindo novos conhecimentos de uma maneira descontraída. 
Em cada espaço visitado foi sempre dada a oportunidade para os alunos esclarecerem dúvidas, satisfazerem curiosidades e até treinarem a memorização com datas e factos da nossa História de Portugal contidos nas tapeçarias do Paço dos Duques.
Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer o Paço dos Duques, e no final da visita, percorreram as muralhas, avistaram o espaço circundante e ainda fizeram um almoço piquenique no jardim das redondezas, brincando, no final do almoço, ao ar livre.
No regresso à escola, regressaram à escola com um sorriso no rosto e uma recordação, no coração!