sexta-feira, 12 de abril de 2024

Mãos à Horta

A agricultura, outrora atividade dominante na nossa sociedade, está a cair em desuso, não atraindo jovens para a profissão de agricultor e os bens alimentares já são escassos em determinados países.
A escola como local privilegiado de aprendizagem, de reflexão, de colaboração e de descoberta abre as “portas” para o conhecimento nesta área com a dinamização da atividade “Mãos à Horta” pela técnica do Município, Verónica Sousa, responsável pelas Hortas Urbanas de Famalicão. Esta atividade também é inserida no Plano de Ação da nossa escola do programa Eco-Escolas.
A preocupação global com a alimentação, a saúde e o ambiente leva- nos à descoberta de conhecimento sobre um dos setores primários – a agricultura.
As turmas L2A e L2B descobriram, questionaram e aprenderam alguns aspetos que melhorarão a nossa prática de trabalho na terra. Falou-se sobre as técnicas da agricultura biológica na fertilidade dos solos e na proteção de culturas e até aprenderam uma técnica com nome estrangeiro que mereceu uma atenção especial por parte dos mais curiosos – Mulching! 
Relembraram ainda a compostagem para a produção de composto orgânico e analisaram outras técnicas mais conhecidas como a rotação de culturas, as plantas
companheiras…
Para terminar, exploraram o conceito Biodiversidade com uma chuva de ideias! Conheceram os Super-Heróis na proteção de pragas – alguns animais muito específicos e maravilharam-se com a mascote das Hortas – a joaninha!
Foi uma aula diferente e produtiva. Agora é continuar com “Mãos à Horta”!




Sem comentários:

Enviar um comentário