terça-feira, 6 de novembro de 2018

Projeto «Orizuro»...


No dia 25 de outubro, as crianças do pré-escolar e os alunos do primeiro ano foram convidados a integrar o projeto “Orizuro”, uma iniciativa de educação através da arte. Esta ação da Casa das Artes de Famalicão em parceria com a Companhia de Música Teatral baseia-se na conceção de pássaros em origami a partir da experimentação de estímulos sonoros e sensoriais, e inicia o projeto com na criação de uma “instalação” em cada escola. Esta “instalação” é um objeto cénico preparado para ser “ninho” onde serão colocados os pássaros da imaginação de cada criança guiada pelos seus pais e educadores e serão mostradas, em dezembro, à comunidade na Casa das Artes, confirmando também a natureza da intervenção educativa deste equipamento cultural de Vila Nova de Famalicão.
“Orizuro” é nome de pássaro, ou melhor, de um origami que representa um pássaro. O orizuru na cultura tradicional japonesa é um símbolo de felicidade e na segunda metade do século vinte, após a bomba de Hiroshima, tornou-se num ícone do desejo de paz. É também uma viagem à essência da escuta. Ensinar a olhar e escutar de forma poética é uma forma de ajudar a preservar o mundo em que vivemos. E esta é uma “canção" que tem de ser aprendida desde que se nasce. Embalados por experiencias artísticas que podem ajudar a “afinar” as pessoas com o que as rodeia, esvoacemos em bando por entre mares, árvores ou desertos até que um canto coletivo reúna o mundo. Orizuro procura revelar todos os pássaros, os reais e os imaginários, os das historias, da poesia, da música, dando asas à delicadeza.
Na escola, o desafio foi os alunos decorarem uma folha branca, transformá-la num orizuro, e encontrar um som para ele. Depois, assistiram, com a peça de teatro, ao "nascimento" do bando. Os alunos adoraram a experiência apelidando-a de super fantástica.



Sem comentários:

Enviar um comentário