quarta-feira, 21 de abril de 2021

Desperdício alimentar zero: Combater o desperdício alimentar para promover uma gestão eficiente dos alimentos!

O desperdício alimentar constitui um problema à escala mundial.
Em Portugal, no contexto de crise económica que vivemos, importa combater a situação de desigualdade no acesso e no consumo de alimentos, o que implica sensibilizar a população para uma mudança de comportamentos.
Neste sentido, para a promoção do combate ao desperdício alimentar e de uma cidadania mais ativa em matéria de sustentabilidade é fundamental recorrer a diversas estratégias, nomeadamente a nível educacional.
E é aqui que nós enquanto escola, entramos. 
A professora Anabela Anjos, docente da educação especial, e os meninos que acompanha, no âmbito do Eco Escolas, convidaram todos os alunos  a participar numa sensibilização sobre este tema, que teve como objetivo promover a redução da produção de resíduos alimentares e o combate ao desperdício alimentar, através da sensibilização para a alteração de hábitos relacionados com esta problemática.
No dia combinado, a docente e os seus alunos, entraram de sala em sala e desafiaram os alunos de cada uma turmas e respetivos professores, a aprender mais sobre este tema, que é um problema de todos.
Para além de todas as explicações que os alunos aprenderam atentamente através de um PowerPoint, a professora Anabela propôs aos alunos fazerem panquecas de banana. e muitos foram os que quiseram experimentar logo que chegaram a casa.
Com esta ação de sensibilização pretendeu-se transmitir algumas técnicas para evitar os desperdícios alimentares na cozinha, para além de dicas de como comprar, como conservar e o que cozinhar.



Sem comentários:

Enviar um comentário