quinta-feira, 29 de abril de 2021

Dia da Terra

O Eco-Escolas é um programa educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE ) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). O Ministério da Educação participa neste projeto desde o seu início (ano letivo de 1996/1997), contando o programa, a nível internacional, com cerca de 20000 escolas, distribuídas por 46 países. O principal objetivo deste programa é encorajar o desenvolvimento de atividades, no âmbito da educação Ambiental para a Sustentabilidade, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, no sentido de encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Nesse sentido, a nossa escola tem dinamizado várias atividades promotoras de boas práticas, reflexivas e interdisciplinares. 
No dia 22 de abril assinalou-se o Dia da Terra, tal como o projeto Eco-Escolas, este dia vai ao encontro de todos para a sensibilização dos problemas que o planeta Terra apresenta e como temos que nos envolver e trabalhar em comunidade para tentar travar as consequências nefastas de anos e anos de comportamentos egocêntricos e economicistas e promover a recuperação da SAÚDE do nosso planeta e de todos os seres vivos que habitam, sem exceção! A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que no Dia Mundial da Terra, como em todos os outros dias, as pessoas tomem ações contra a mudança climática!
Como reflexão e consciencialização, algumas turmas realizaram um debate para exploração de vários perigos que o planeta Terra enfrenta e na disciplina de Português, os alunos imaginaram e escreveram um diálogo abordando os problemas e idealizaram uma pequena ação para mudar na sua família e colocar em prática todo o ano! Todos podemos fazer a diferença! 
No final, assistiu-se a um direto do Zoomarine com a atividade “Zoomarine Live – Uma celebração pela Terra”. Os alunos ficaram maravilhados com as brincadeiras dos golfinhos!



Sem comentários:

Enviar um comentário