sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Viver a semana de alimentação…

A semana da alimentação iniciou e os finalistas das turmas L4A e L4B, começaram por elaborar um trabalho de reflexão e de investigação sobre a distribuição pouco equitativa dos alimentos pelo mundo, concluindo que, se há países com acesso fácil aos alimentos, outros há que necessitam de ajuda e auxílio dos demais. 
Conclusão difícil e nada  fácil de explicar, principalmente se o recetor dessa mensagem é uma criança.
Por que razão há fome no mundo? O que podemos fazer para mudar? 
Todas estas questões, e muitas outras suscitaram  curiosidade nos alunos.
Por um lado  temos o acesso rápido e instantâneo aos alimentos que levam à obesidade, e por outro, temos a escassez de alimentos que provoca a subnutrição, e que nos assusta quando visualizamos imagens de meninos da sua idade nesta situação.
Por isso é tão importante trabalhar temas como estes na infância: temas em que a solidariedade, a responsabilização, a equidade e também a alimentação estejam presentes, e se tornem armas para que os alunos se tornem melhores cidadãos.
Ao longo da semana, os finalistas e os seus colegas de outros anos, exploraram a diversidade de alimentos e as consequências para o organismo, trabalhando a alimentação em contexto de sala de aula e participando em Workshops de culinária: de gomas saudáveis e de panquecas de banana e aveia.
É claro, que para além dos ingredientes necessários, os alunos atiraram para junto das receitas: pitadas de amor, colheres de carinho, amizade, diversão e brincadeira q.b.!
Para terminar a semana, nada como um lanche ao ar livre para ativar a produção de vitamina D, nesta escola onde crescemos felizes e com valores!



Sem comentários:

Enviar um comentário