segunda-feira, 22 de novembro de 2021

À descoberta da vida de Bernardino Machado

Depois de dois anos de exploração online do programa educativo que fomenta o conhecimento e valorização pelo património cultural do concelho “Viagens pelo Património Cultural”, os alunos do quarto ano regressaram hoje,  à modalidade presencial na dinamização da parte I – vinda da maleta pedagógica à escola e da parte II – visita de estudo ao respetivo museu. 
Havia muita motivação e vontade por este regresso “à normalidade”. 
Voltar a ter a maleta e ter a possibilidade de visitar o museu foi um momento mágico pois, realçou ainda mais, a sua importância após o confinamento!
Quanto às aprendizagens,  foram, desta forma, muito mais compreendidas e vivenciadas e verdadeiramente significativas! 
A vida do dr. Bernardino Machado desde o seu nascimento no Brasil até à sua morte e sepultura no cemitério de Moço Morto é pautada pela luta e envolvência em questões de igualdade e defesa do património e dos mais desfavorecidos. 
Aprendemos importantes valores com a sua vida! Também aprendemos aspetos relacionados com a arquitetura. A casa onde está sediado o museu pertencia ao Barão da Trovisqueira e situa-se no período neoclássico. Ao longo da visita, fez-se uma observação muito atenta de todos os pormenores!
A visita não poderia terminar sem enaltecer a ligação que o dr. Bernardino Machado tinha por Vila Nova de Famalicão! 
“Estudar é viver” e “Saber é poder” são algumas das frases que podem ser lidas nas paredes deste Museu. 
Como estudantes do 1.º ciclo estamos a aprender o quanto é fundamental o estudo e o conhecimento. Que sejamos capazes de guardar no coração e transformar em ação estes ensinamentos.
“Coragem? Nunca me faltou!” Esta citação de Bernardino Machado retrata bem os seus valores! Que todos possamos ter a coragem para fazer a diferença na sociedade e no mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário