sexta-feira, 8 de março de 2024

Laboratório de aprendizagem “Detetives do ar e Qualidade do ar”

A atividade “Detetives do ar e Qualidade do ar” que surge no âmbito do Plano de Atividades do Gabinete de Sensibilização Ambiental foi implementada na nossa escola, nas turmas L2A e L2B, com o objetivo de desenvolver nos alunos a literacia científica e ambiental.
As turmas  realizaram três atividades experimentais, refletindo sobre o impacto negativo da poluição na sustentabilidade da qualidade de vida nas cidades, na comunidade e no ecossistema. 
A formadora, Paula Alves, de forma muito natural, motivou os alunos para algumas questões ambientais e transformou as aprendizagens empíricas em saberes científicos através da descoberta e do papel ativo dos alunos na dinamização das atividades experimentais. 
Os alunos puderam comprovar que o oxigénio é comburente, que o dióxido de carbono é incomburente e refletiram sobre importância do ozono na prevenção e na preservação das espécies do nosso planeta, numa atividade no exterior da escola. 
No final, ainda tiveram um presente – uma pulseira com uma conta “mágica”, mudando de cor sempre que a exposição solar seja em demasia.
Todas as atividades na nossa escola são planeadas e dinamizadas em prol dos nossos alunos, para que cresçam com valores, desenvolvam todas as capacidades e descubram os conhecimentos didáticos e as aprendizagens essenciais necessários para serem cidadãos ativos e responsáveis. O ensino experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprenderem através da observação, da experimentação e da discussão aberta de ideias!
Foi uma atividade muito enriquecedora e importante na formação escolar dos nossos alunos!

Sem comentários:

Enviar um comentário