segunda-feira, 18 de março de 2024

Visita o Bloco Gráfico da Porto Editora

Os alunos do 1º ano tiveram uma experiência única e educativa ao visitar o Bloco Gráfico da Porto Editora e mergulhar nos bastidores da produção de livros, revistas e materiais educativos.
A visita começou com a recepção por parte da equipa da Porto Editora, que partilhou um pouco sobre a história da empresa e a sua missão de promover a educação e o conhecimento.
No Bloco Gráfico, os alunos puderam observar de perto o processo de impressão, desde a preparação das máquinas até a finalização dos exemplares.
Ficaram maravilhados ao ver as cores ganhar vida nas páginas dos livros e entenderam a importância de cada etapa para garantir a qualidade do produto final.
No final da visita, os alunos receberam um pequeno presente da Porto Editora, um livro especialmente selecionado para cada um deles. Foi um momento de muita alegria e gratidão, pois puderam levar um pedacinho dessa experiência incrível para casa.
Esperamos que essa visita tenha inspirado nossos pequenos leitores a sonhar alto e a acreditar no poder transformador da educação.

 

Feira da Primavera

 


quinta-feira, 14 de março de 2024

Visita ao Museu Bernardino Machado

Nos dias 12 e 13 de março de 2024, os alunos do 4.º ano, da Escola Básica de Lousado, foram conhecer o Museu Bernardino Machado, no âmbito do projeto Viagens pelo Património.
Com a visita guiada a este museu, pretendeu-se fomentar nos alunos a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, reconhecer a importância do património e da história local e incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.
Durante toda a visita, os alunos revelaram muito interesse pela vida de Bernardino Machado e participaram ativamente nesta atividade, respondendo com entusiasmo às questões que lhes foram sendo colocadas. Foi uma atividade que agradou a todos os alunos e, por isso, foram também convidados a levarem os seus familiares ao museu.

domingo, 10 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher

 “Porque não se trata de flores, mas do direito a florescer. Porque não se trata de palavras bonitas, mas do direito a ter voz. Porque não se trata de oferecer um presente, mas do direito a escolher o futuro. Para que, um dia, já não seja necessário um Dia da Mulher: seria essa a melhor e mais grandiosa homenagem a todas aquelas e a todos aqueles que lutaram e lutam pelo direito a ser pessoa e conhecem o verdadeiro sentido da humanidade”.

Elisabete Bárbara, lado.a.lado

No dia 8 de março, os nossos alunos foram desafiados a conhecer mulheres, nacionais e mundialmente conhecidas, que fizeram a diferença pelos mais variados motivos: descobertas científicas, lutas pelos direitos das mulheres, pelos direitos civis, a conquista do direito ao voto…
Tantas lutas tiveram que ser travadas por mulheres que se afirmaram, que não baixaram os braços nem a voz à submissão, que reivindicaram direitos e alcançaram tantas glórias e vitórias! Tantas homenagens teriam de ser feitas às mulheres desconhecidas, incógnitas que diariamente fazem a diferença no mundo, mas tivemos que investigar as que se destacaram e ficaram conhecidas por isso!
Criar nos nossos alunos e alunas a vontade de mudar o mundo, de fazer a diferença, de serem resilientes e de lutarem pelos seus sonhos são valores que devem ser sempre preconizados e incentivados. Conhecer a história de  vida de algumas destas mulheres incríveis tornou-os também sensíveis para a
temática da Igualdade do Género abordada na Cidadania e Desenvolvimento.
Refletirem sobre o caminho percorrido até hoje e aprenderem um pouco de cada uma foi uma mais valia na difusão da mensagem de igualdade e de equidade.
Os belos trabalhos de expressão plástica exibidos na nossa escola refletem o quanto este dia foi significativo! Venham conhecer um pouco da história destas mulheres e maravilhem-se como nós! A exposição ficou fantástica! Aos nossos alunos, autores destes magníficos trabalhos, voem alto e que nada vos impeça de alcançar os vossos sonhos!

“Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”
Frida Kahlo

sexta-feira, 8 de março de 2024

Laboratório de aprendizagem “Detetives do ar e Qualidade do ar”

A atividade “Detetives do ar e Qualidade do ar” que surge no âmbito do Plano de Atividades do Gabinete de Sensibilização Ambiental foi implementada na nossa escola, nas turmas L2A e L2B, com o objetivo de desenvolver nos alunos a literacia científica e ambiental.
As turmas  realizaram três atividades experimentais, refletindo sobre o impacto negativo da poluição na sustentabilidade da qualidade de vida nas cidades, na comunidade e no ecossistema. 
A formadora, Paula Alves, de forma muito natural, motivou os alunos para algumas questões ambientais e transformou as aprendizagens empíricas em saberes científicos através da descoberta e do papel ativo dos alunos na dinamização das atividades experimentais. 
Os alunos puderam comprovar que o oxigénio é comburente, que o dióxido de carbono é incomburente e refletiram sobre importância do ozono na prevenção e na preservação das espécies do nosso planeta, numa atividade no exterior da escola. 
No final, ainda tiveram um presente – uma pulseira com uma conta “mágica”, mudando de cor sempre que a exposição solar seja em demasia.
Todas as atividades na nossa escola são planeadas e dinamizadas em prol dos nossos alunos, para que cresçam com valores, desenvolvam todas as capacidades e descubram os conhecimentos didáticos e as aprendizagens essenciais necessários para serem cidadãos ativos e responsáveis. O ensino experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprenderem através da observação, da experimentação e da discussão aberta de ideias!
Foi uma atividade muito enriquecedora e importante na formação escolar dos nossos alunos!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Viagens pelo Património: Estação Arqueológica de Perrelos

Os alunos da turma L4A, foram conhecer a Estação Arqueológica de Perrelos, no âmbito do projeto Viagens pelo Património. Contudo, as condições meteorológicas não foram as mais favoráveis, tendo a visita sido realizada na Casa do Território, no Parque da Devesa de V. N de Famalicão.
Os alunos iniciaram a visita com a exploração de imagens da Estação Arqueológica, relacionando-as com a história do Milito, abordada previamente na sala de aulas. Também tiveram a oportunidade de manipular/ tocar em minerais retirados da casa do ferreiro, referido nessa história, e bocadinhos de telhas, cerâmica, de ferro e moedas. Ainda fizeram uma visita guiada à exposição de objetos e instrumentos de adorno e cerâmica expostos na Casa do Território. Os alunos demonstram muito interesse durante esta visita de estudo. Foi muito interessante conhecer aspetos da vida dos romanos, na nossa localidade.


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Teaching and playing a board game - E-Twinning

 Durante o mês de fevereiro, continuamos a fazer jogos de tabuleiro, de raciocínio e inteligência, nas aulas de apoio ao estudo.