domingo, 10 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher

 “Porque não se trata de flores, mas do direito a florescer. Porque não se trata de palavras bonitas, mas do direito a ter voz. Porque não se trata de oferecer um presente, mas do direito a escolher o futuro. Para que, um dia, já não seja necessário um Dia da Mulher: seria essa a melhor e mais grandiosa homenagem a todas aquelas e a todos aqueles que lutaram e lutam pelo direito a ser pessoa e conhecem o verdadeiro sentido da humanidade”.

Elisabete Bárbara, lado.a.lado

No dia 8 de março, os nossos alunos foram desafiados a conhecer mulheres, nacionais e mundialmente conhecidas, que fizeram a diferença pelos mais variados motivos: descobertas científicas, lutas pelos direitos das mulheres, pelos direitos civis, a conquista do direito ao voto…
Tantas lutas tiveram que ser travadas por mulheres que se afirmaram, que não baixaram os braços nem a voz à submissão, que reivindicaram direitos e alcançaram tantas glórias e vitórias! Tantas homenagens teriam de ser feitas às mulheres desconhecidas, incógnitas que diariamente fazem a diferença no mundo, mas tivemos que investigar as que se destacaram e ficaram conhecidas por isso!
Criar nos nossos alunos e alunas a vontade de mudar o mundo, de fazer a diferença, de serem resilientes e de lutarem pelos seus sonhos são valores que devem ser sempre preconizados e incentivados. Conhecer a história de  vida de algumas destas mulheres incríveis tornou-os também sensíveis para a
temática da Igualdade do Género abordada na Cidadania e Desenvolvimento.
Refletirem sobre o caminho percorrido até hoje e aprenderem um pouco de cada uma foi uma mais valia na difusão da mensagem de igualdade e de equidade.
Os belos trabalhos de expressão plástica exibidos na nossa escola refletem o quanto este dia foi significativo! Venham conhecer um pouco da história destas mulheres e maravilhem-se como nós! A exposição ficou fantástica! Aos nossos alunos, autores destes magníficos trabalhos, voem alto e que nada vos impeça de alcançar os vossos sonhos!

“Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”
Frida Kahlo

sexta-feira, 8 de março de 2024

Laboratório de aprendizagem “Detetives do ar e Qualidade do ar”

A atividade “Detetives do ar e Qualidade do ar” que surge no âmbito do Plano de Atividades do Gabinete de Sensibilização Ambiental foi implementada na nossa escola, nas turmas L2A e L2B, com o objetivo de desenvolver nos alunos a literacia científica e ambiental.
As turmas  realizaram três atividades experimentais, refletindo sobre o impacto negativo da poluição na sustentabilidade da qualidade de vida nas cidades, na comunidade e no ecossistema. 
A formadora, Paula Alves, de forma muito natural, motivou os alunos para algumas questões ambientais e transformou as aprendizagens empíricas em saberes científicos através da descoberta e do papel ativo dos alunos na dinamização das atividades experimentais. 
Os alunos puderam comprovar que o oxigénio é comburente, que o dióxido de carbono é incomburente e refletiram sobre importância do ozono na prevenção e na preservação das espécies do nosso planeta, numa atividade no exterior da escola. 
No final, ainda tiveram um presente – uma pulseira com uma conta “mágica”, mudando de cor sempre que a exposição solar seja em demasia.
Todas as atividades na nossa escola são planeadas e dinamizadas em prol dos nossos alunos, para que cresçam com valores, desenvolvam todas as capacidades e descubram os conhecimentos didáticos e as aprendizagens essenciais necessários para serem cidadãos ativos e responsáveis. O ensino experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprenderem através da observação, da experimentação e da discussão aberta de ideias!
Foi uma atividade muito enriquecedora e importante na formação escolar dos nossos alunos!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Viagens pelo Património: Estação Arqueológica de Perrelos

Os alunos da turma L4A, foram conhecer a Estação Arqueológica de Perrelos, no âmbito do projeto Viagens pelo Património. Contudo, as condições meteorológicas não foram as mais favoráveis, tendo a visita sido realizada na Casa do Território, no Parque da Devesa de V. N de Famalicão.
Os alunos iniciaram a visita com a exploração de imagens da Estação Arqueológica, relacionando-as com a história do Milito, abordada previamente na sala de aulas. Também tiveram a oportunidade de manipular/ tocar em minerais retirados da casa do ferreiro, referido nessa história, e bocadinhos de telhas, cerâmica, de ferro e moedas. Ainda fizeram uma visita guiada à exposição de objetos e instrumentos de adorno e cerâmica expostos na Casa do Território. Os alunos demonstram muito interesse durante esta visita de estudo. Foi muito interessante conhecer aspetos da vida dos romanos, na nossa localidade.


terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Cyberbullying

Os alunos do 4.º ano, assistiram a uma sessão se sensibilização dinamizada por uma agente da GNR, que procurou alertar para os perigos decorrentes da utilização da internet.
Esta é uma ferramenta bastante útil, mas que apresenta vários perigos. É necessário conhecê-los para que se possam contornar com segurança. Foram partilhadas algumas estratégias, com exemplos práticos, e alguns vídeos alusivos a esta temática. Os alunos demonstraram bastante interesse e participaram ativamente nesta sessão.
 




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Concerto do CCM

No dia 15 de fevereiro, os alunos do 4.º ano, deslocaram-se ao CCM, nas Caldas da Saúde para assistirem ao concerto “Aprender um instrumento musical” no auditório Padre António Vieira. Neste concerto, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as famílias dos instrumentos musicais: a família das cordas, a grande família dos sopros (madeiras e metais), a guitarra, o piano e a percussão. Os alunos do 7.º ano que frequentam o CCM tocaram estes instrumentos individualmente e, para finalizar o concerto, tocaram em orquestra. Foi um momento mágico!!
A par da divulgação das famílias dos instrumentos musicais, o CCM procurou simultaneamente captar novas vocações de jovens interessados na formação artística, nomeadamente para futura frequência do CCM, no 5.º ano de escolaridade.



sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Do Carnaval...

O clima de festa e animação tomou conta da nossa escola durante a celebração do Carnaval. Mesmo com a chuva impedindo o desfile pelas ruas da cidade de Famalicão, os alunos demonstraram um entusiasmo contagiante ao participar nas atividades carnavalescas realizadas dentro da escola.
Logo cedinho, os corredores «inundaram-se» de crianças vestidas com fantasias coloridas e máscaras criativas, ansiosos para dar início às comemorações.
A escola transformou-se num  salão de festas, decorado com balões, serpentinas e adereços carnavalescos, e proporcionou um ambiente festivo e acolhedor para todos.
Os alunos envolveram-se nas atividades programadas, dançando ao som de músicas carnavalescas e divertindo-se em diversas brincadeiras temáticas.



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Visita à Casa – Museu Camilo Castelo Branco

No dia 6 de fevereiro, fomos visitar a Casa – Museu Camilo Castelo Branco, em Seide. Saímos bem cedo, de autocarro, nesse lindo dia de sol. Ao chegarmos, ficamos imediatamente deslumbrados com aquela linda casa amarela, cor essa, que simboliza a riqueza.
Já lá dentro, reavivamos a nossa memória daquilo que já conhecíamos da história de vida deste ilustre escritor e ficamos a saber muito mais. Nascido em Lisboa há quase há 200 anos, teve uma vida boémia e a sua última fase da vida foi passada no nosso concelho, mais precisamente na freguesia de Seide, na companhia daquela que foi a sua grande paixão, Ana Plácido.
Camilo viveu nesta casa durante 27 anos, onde escreveu muitas das suas obras, inspiradas em histórias que ouvia daquelas redondezas. Nesta casa ainda se sente a sua presença, pois está tudo conservado de acordo com aquela época, desde os seus objetos pessoais, aos móveis até à estética da casa.
Foi uma visita muito interessante e enriquecedora, que nos permitiu recuar no tempo em que Camilo Castelo Branco viveu.