quarta-feira, 22 de março de 2017

“Cuidados ambientais" - Ação de sensibilização

No passado dia 15 de março, a turma L3B dirigiu-se à biblioteca de Lousado para assistir a uma ação de sensibilização com o tema “Cuidados ambientais”, dinamizada pela Engenheira Sofia Oliveira, da Resinorte. 
A RESINORTE é um sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central, que tem disponível para toda a Comunidade Escolar um Plano de Comunicação que pretende dar prioridade ao desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental, promovendo a separação multimaterial e o incentivo da população escolar para a correta separação e valorização dos resíduos urbanos.
Após as apresentações iniciais, iniciou-se a sessão com a visualização de uma versão moderna da história “Capuchinho Vermelho”, em que o Lobo, preocupado com a destruição do seu habitat (a floresta), se torna bonzinho e explica à Capuchinho Vermelho e à sua avó, a importância da redução do lixo. Ensina-lhes que, através da separação, podemos reciclar o lixo transformando material usado em material novo.
De seguida, para testar a atenção e os conhecimentos dos alunos, a Engenheira Sofia propôs um jogo interativo em que tinham de separar o lixo e colocá-lo, de forma correta, num dos contentores que formam o ecoponto: papelão, embalão, vidrão ou pilhão. Depois dessa atividade, mostrou-lhes onde e como eram reciclados esses detritos. Aprenderam, também, que todo o lixo que não pode ser reciclado vai para os “aterros sanitários”, e tudo o que for deixado na natureza pode demorar milhares de anos a desaparecer.
Esta sensibilização foi muito produtiva pois levou-os a relembrar e a refletir ainda mais sobre a importância da reciclagem e ficou a promessa, por parte da engenheira de fornecer à escola de Lousado pequenos ecopontos, para cada sala, a fim de incentivar os alunos à separação do lixo, de modo a tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário