segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Viagens pelo...Museu Bernardino Machado

No âmbito do Projeto “Viagens pelo Património Cultural…à descoberta”, os alunos das turmas L4A e L4B deslocaram-se ao Museu Bernardino Machado, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020.
Foi uma visita muito interessante, pois deu a conhecer a vida desta figura ilustre e ímpar de Vila Nova de Famalicão, que foi o professor catedrático mais novo da Universidade de Coimbra, foi Ministro das Obras Públicas e foi Presidente da República por duas vezes, lutando pelos valores defendidos pela República: igualdade e liberdade de expressão. Por se mostrar contra os valores do Estado Novo no tempo da ditadura, foi obrigado ao exilo duas vezes, no entanto, nunca deixou de apoiar os portugueses na luta pela liberdade.
O museu situa-se no palacete Barão da Trovisqueira, que recebeu o rei D. Pedro V e, anos mais tarde, o rei D. Luís I e a rainha D. Maria Pia. Desde 1988, a Câmara Municipal comprou o palacete e instalou aí o Museu Bernardino Machado, dignificando assim a memória do ilustre estadista “famalicense de coração”.
A entrada no Museu é gratuita e todos os pais estão convidados a visitar este museu.
Os pais dos alunos do 4.º ano podem contar com as explicações dadas pelos seus filhos, pois estiveram muito atentos durante toda a visita.


Sem comentários:

Enviar um comentário