sábado, 11 de janeiro de 2020

Visita de Estudo ao Museu Papel Moeda


Os alunos da turma L4A, da EB de Lousado, juntamente com os alunos do 9.º F, da E.B.2/3 de Ribeirão, no dia 10 de janeiro de 2020, realizaram uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, no âmbito do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”.
Com o desenvolvimento deste Projeto,  pretende-se promover nestas turmas a educação financeira, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: desenvolver hábitos de poupança; promover o consumo responsável; promover uma relação saudável com o dinheiro, sabendo gerir o aspeto emocional das opções; capacitar o conhecimento financeiro e desenvolver as competências financeiras necessárias à correta tomada de decisão, assim como conhecer" o nosso dinheiro atual - o €uro - e as unidades monetárias anteriores.
A visita ao museu iniciou com uma breve história do dinheiro de papel, enquanto património português, com o fim de preservar os testemunhos da evolução económica, social e cultural de Portugal. Neste momento os alunos receberam uma carteira com notas e tinham de entregar uma nota sempre que entravam num novo espaço, para observarem as colecções: apólices do Real Erário (a colecção apresenta um exemplar muito raro, uma apólice de 2.400 Reis de 1797 da primeira emissão do Empréstimo, único exemplar conhecido); a exposição de notas de Portugal continental e ex-colónias; cheques, acções, lotarias, papel selado, letras e a mais completa colecção de cédulas que há em Portugal. Do espólio do museu fazem parte a totalidade das emissões portuguesas de notas, sendo de destacar a existência de três dezenas de notas únicas. Este núcleo é constituído por exemplares de diversas instituições bancárias, nomeadamente Bancos Emissores do Norte, Banco de Lisboa, Banco de Portugal, Banco de Angola, Banco Nacional Ultramarino e Banco do Brasil (período colonial), bem como de instituições não bancárias que igualmente emitiram notas, tais como as empresas João de Brito, Estradas de Lisboa ao Porto, Thomas Jorge das Neves e Contracto do Tabaco, e ainda da Junta de Fazenda Publica de Angola, Moçambique e do Estado da Índia Portuguesa.
            Durante a visita guiada, os alunos mostraram-se sempre muito participativos e oportunos, respondendo prontamente às questões colocadas. Também revelaram bastante interesse pelas coleções expostas no museu e ficaram surpreendidos quando descobriram o código de um cofre enorme. Nesse cofre visualizaram um video educativo que serviu para consolidar aprendizagens e adquirir novos conhecimentos. Foi, sem dúvida, uma visita de estudo muito educativa e interessante.




Sem comentários:

Enviar um comentário