quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Tempo de vindimas!

O outono é uma estação do ano mágica! Para além de vermos a natureza transformar-se e vestir-se das mais variadas e fantásticas cores, quer pelas folhas que vão ganhando um colorido que passa pelos mais variados tons, quer pelos magníficos frutos que vão amadurecendo e adocicando a estação, apercebemo-nos de algumas transformações que vão dando vida a esta época.
Uma delas é a vindima. No final do verão, entre o mês de setembro e início do mês de outubro abre-se a época das vindimas, com a colheita das uvas das videiras para depois se produzir o vinho. Hoje as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º e 2.º ano foram até à «Quinta do Rebelo» perceber como se procede a arte de vindimar!
Primeiro cortam-se os cachos das uvas, já maduras, e colocam-se em baldes para serem transportados para a adega. Na adega as uvas são depositadas numa estrutura própria, para de seguida serem esmagadas, do qual resulta o mosto. No final de todo o processo de fermentação, o vinho é armazenado em depósitos de cimento e inox, de acordo com o tipo de vinho, até estar próprio para consumo. Finalmente o vinho é engarrafado, distribuído e consumido, apenas para adultos e de forma responsável.
Foi uma manhã bastante produtiva. Os alunos foram recebidos de forma muito simpática num percurso entre as vinhas e o caminho até à adega, tiveram oportunidade de provar uvas deliciosas, ver vindimar e aprender.



1 comentário:

  1. Ideia fantástica ..adorei até me fez recuar à infância,adorava as vindimas e calcar as uvas k sensação indescritível! !
    O meu filhote adorou e disse que as uvas eram doces. Perguntou me o porquê de não terem provado o sumo das uvas....:-):-).
    Venham mais actividades fora da escola para saberem de onde vêm os alimentos .

    ResponderEliminar